Agências antidoping de 19 países querem Rússia fora de competições

Comunicado foi publicado em informe da associação das Organizações Nacionais Antidopagem

© Reuters

Esporte fechando o cerco 11/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Representantes de 19 países pediram nesta terça-feira (10) a suspensão da Rússia de todas as competições internacionais, em um informe da associação das Organizações Nacionais Antidopagem (NADO, na sigla em inglês), emitido após uma cúpula em Dublin, na Irlanda.

PUB

+ Veja como ficará a camisa do Fla com a inclusão do novo patrocinador

"A direção da NADO insta a suspender as organizações esportivas russas de todas as competições internacionais enquanto os sistemas esportivos e antidoping da Rússia não corresponderem plenamente ao Código Internacional Antidoping", escreveu o jornalista esportivo Dan Roan, BBC, no Twitter.Segundo a fonte, o clima está "esquentando" para cima da Rússia, com 19 organizações antidopagem querendo banir o país de participar e de receber eventos esportivos internacionais.

"Com novas e irrefutáveis evidências do sistema institucionalizado de doping da Rússia descoberto por McLaren e sua equipe, o grupo de liderança pediu a exclusão das organizações esportivas russas de todas as competições internacionais até que os sistemas esportivo e antidoping na Rússia sejam levados ao cumprimento total do Código Mundial Antidoping", disseram os representantes em comunicado conjunto.

Em julho de 2016, em Toronto, o chefe da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (WADA), Richard McLaren, divulgou os resultados de uma investigação sobre violações das normas antidoping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e acusou a Rússia de ter criado um sistema, com apoio do governo, para burlar os regulamentos esportivos.

Em dezembro, em Londres, foi apresentada a segunda parte do relatório McLaren, que afirma que mais de mil atletas russos estiveram envolvidos nas falsificações de amostras de testes de doping em várias competições internacionais e em mais de 30 modalidades. Representantes da elite esportiva russa entrevistados pela agência RIA Novosti frisaram que a segunda parte do relatório da WADA, tal como a primeira, não contém provas concretas sobre alegados crimes ou nomes daqueles que os cometeram, representando acusações sem fundamento."Até hoje, em seu discurso, McLaren não falou nada de novo sobre doping na Rússia. Alguns ‘milhares de atletas', algumas cartas e testemunhas", afirmou Mikhail Degtyaryov, o chefe do Comitê da Duma de Estado responsável pelos assuntos de cultura física e esporte.

Há de destacar ainda as inúmeras exceções da WADA para atletas norte-americanos no que se refere ao uso de doping permitido por "prescrição médica". Por exemplo, a conhecida ginasta dos EUA Simone Biles não chegou a ser desqualificada dos Jogos Rio 2016, embora seus testes de doping tivessem mostrado resultado positivo. Sabe-se também que a tenista Serena Williams recebeu permissão da WADA para usar várias substâncias consideradas proibidas devido a problemas de saúde. A Rússia sediará a Copa do Mundo da FIFA em 2018. Com informações da Sputnik News.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 22 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 18 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama MADONNA-CANTORA Há 21 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 56 mins

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 21 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

fama Relacionamentos Há 18 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 17 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

esporte NBA Há 23 Horas

Pacers eliminam Bucks e avançam nos playoffs da NBA; Knicks despacham 76ers

fama Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS