Corinthians quer vitória para atingir "zona de conforto"

A cada semana, Tite quebra a cabeça e refaz suas contas. Na matemática do treinador, ele já baixou a meta de 47 para 46 pontos e agora, de acordo com os especialistas em cálculos, está ciente de que se somar 44 estará livre do rebaixamento.

© Reuters

Esporte Tite 03/11/13 POR Agencia Estado

Com poucas pretensões no Campeonato Brasileiro, a ordem no Corinthians é atingir o mais rápido possível a tão falada "zona de conforto". Por isso, o triunfo é necessário neste domingo contra o Vitória, às 17 horas (de Brasília), no estádio Barradão, em Salvador, pela 32.ª rodada.

PUB

"Estamos sempre olhando as duas pontas da tabela. Sabemos que uma vitória nos coloca na zona de segurança e daí começamos a ter mais perspectivas", afirmou Tite, lembrando do ano passado, quando chegou à 32.ª rodada com 43 pontos, dois a mais do que agora, empatou por 1 a 1 com o Bahia, foi aos 44 e teve paz para trabalhar a equipe visando o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. "Eu queria seis jogos para preparar o time para o Mundial, entramos na zona de segurança e ficamos tranquilos".

Na temporada passada, o Corinthians ainda fez bela sequência de resultados na reta final da Série A e acabou em sexto. Com tudo detalhado em sua "prancheta", Tite passará esse retrospecto na palestra aos jogadores para tentar repeti-la neste ano.

Uma diferença fundamental entre 2012 e 2013 é que o Corinthians atual não vence fora de casa faz três meses e não dá mostras de melhora. A semana de treinos, então, vira motivação para acabar com o jejum, superar o forte calor de Salvador e ainda passar por cima do bom time do Vitória. "Temos de consolidar e repetir o mesmo padrão do clássico com o Santos. Intensificamos alguns trabalhos específicos na semana e carregamos o tanque de reserva", enfatizou Tite.

Os 11 escalados serão quase os mesmos do clássico. Apenas Romarinho, após cumprir suspensão, ganha a vaga de Diego Macedo. Alexandre Pato fica como opção mais uma vez. "Está muito achatado (o grupo de cima) e o resultado do fim de semana pode abrir novas perspectivas. Temos de fazer um grande jogo e a partir daí vencer em série para tentarmos algo maior no final da competição," cobrou o treinador.

Diante de um rival que promete se lançar ao ataque, Tite aposta na rapidez de seus pontas, Emerson e Romarinho, e no revezamento de Douglas e Renato Augusto para obter sucesso. "O primeiro objetivo, o principal, ainda é a Libertadores. O segundo seria terminar de forma digna a competição, conquistando o máximo de vitórias possíveis", observou Renato Augusto, revelando que os corintianos ainda sonham com a competição intercontinental, apesar de a probabilidade ser mínima. "Temos chances. Se ainda tivermos 1%, é nossa obrigação correr atrás dela".

O pensamento é propagado por outros companheiros, em um discurso exageradamente otimista para quem vem de vexames e de queda na Copa do Brasil. "Todos aqui acreditam na arrancada. Desde o meio do campeonato estamos falando de buscar o G4 de qualquer forma e acho que temos condições", endossou o goleiro Walter.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 21 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 23 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 23 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 21 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 22 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 23 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 17 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente agora mesmo

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 21 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida