Roteiro por 11 cidades da Europa é inspirado em livro; conheça!

Uma viagem que vale a pena ser explorada

© iStock

Lifestyle TURISMO 12/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Existem inúmeras cidades belas no mundo que valem a pena visitar pelo menos uma vez na vida, mas muitas delas estão fora dos roteiros turísticos ou do imaginário coletivo de viagens. Cidades milenárias, cheias de fascínio e prontas para serem "redescobertas", não como lugares geográficos, mas como parte da existência humana: assim são "As cidades invisíveis" do romance escrito pelo italiano Italo Calvino.

PUB

A obra literária que transporta o leitor a lugares mágicos, ricos de história e tradição, foi o "mapa" para esse roteiro de cidade inesperadas, mas que são reais. Entre literatura e geografia, realidade e fantasia, a lista descreve 11 cidades que se encaixam nas onze "categorias" que são descritas no livro.

O romance de 1972 mostra como cada cidade é um trama escondida, ligada em medos e esperanças, passado e prospectivas, e que cada lugar novo visitado é um passo de um caminho muito mais longo.

Conheça o roteiro inspirado na obra-prima de Calvino:

As cidades e a memória - Tbilisi, Geórgia: A memória é um fator imprescindível para ecolher histórias e emoções dos lugares. E é algo duro quando tratamos de um passado doloroso, mas sempre essencial para passar adiante as recordações. É assim a cidade de Tbilisi, no coração do Cáucaso, onde a memória é tradição graças à sua cultura encruzilhada por estar estrategicamente entre a Europa e a Ásia.

Capital da Géorgia, ex-República da União Soviética, essa cidade tem, além de uma história muito longa, muito a se explorar no centro velho. Além das construções antigas, há monumentos de arquitetura moderníssima assinadas por Massimiliano Fuksas e Michele De Lucchi. Os banhos termais de Abanotubani, a Catedral de Svetitsskhoveli e o Monasteiro de Jvari são pontos obrigatórios da viagem. E não parta antes de experimentar o khachapuri, uma espécie de pastel recheado com queijo considerado a iguaria do país.

A cidade e o desejo - Monte Saint-Michel, França: Tântalo na mitologia grega vivia em uma floresta cheia de frutas suculentas e água fresca, mas agoniava por nunca poder alcançá-las.

Isso porque ele foi punido por ter roubado o néctar dos deuses. Já a bíblica Eva mordeu a maçã do pecado e Ulisses, de Homero, se jogou em mar aberto para "seguir a virtude e o conhecimento". O desejo, a vontade de conhecimento e curiosidade desde sempre moveu o mundo. O monte Saint-Michel é absolutamente o lugar que melhor representa este estado de espírito: rodeado pelo mar e pela lua, só é possível chegar lá em determinados dias.

Isso porque na pequena ilha não há nada além de água salgado, do santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel e do clima de mistério e da natureza selvagem. O santuário que foi construído por volta dos anos 300 d.C., fica na foz do Rio Couesnon e é Patrimônio da Humanidade da Unesco.

A cidade e os símbolos - Delf, Holanda: A uma hora de trem de Amsterdã, a cidade de Delft é uma pérola cujo os sinais da história e da arte conquistam a todos. Delft é a cidade natal de Johanees Vermeer, o pintor da célebre obra "A menina com o brinco de pérola", que inspirou o romance de Tracy Chevalir, e o filme de Peter Webber.

Foi também em Delf, que o príncipe Guilherme I foi assassinado e fez história nos Países Baixos, que depois desse episódio seguiram rumo à independência da dominação espanhola. É a cidade também da Universidade de Delf, uma das mais prestigiadas do mundo. E se tudo isso ainda não convenceu, lá é onde nasceu a tradicional arte da cerâmica azul e branca do país. Uma visita à algumas das milhares lojinhas de cerâmica e uma selfie em frente ao coração azul de Marcel Smink são paradas obrigatórias.

As cidades delgadas - Riga, Letônia: Suave como as palavras não-ditas, que dizem mais do que mil palavras. Riga é assim: linda e leve, cheia de sentidos e significados, nem sempre evidentes. A capital da Letônia, situada romanticamente nas margens do Mar Báltico, sabe conquistar até os mais céticos com o seu centro histórico, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e com sua arquitetura que mistura o estilo barroco, gótico e vai até à art nouveau.

O roteiro deve começar com o Castelo de Riga, passar pela Casa do Gato e pela Casa dos Cabeças Negras. Não cometa o erro de pensar que Riga é uma cidade fria e triste do norte europeu já que até no rígido inverno a capital ilumina os tons acizentados de suas construções. E tem os milhares de pequenos comércios, lojas e cafés aconchegantes prontos para aquecer os turistas.

As cidades e as trocas - Marselha, França: Para esta categoria nada mais justo do que uma cidade de porto. Marselha é a cidade perfeita para desfrutar da beleza dos encontros, àqueles que conseguem dar algo em troca e deixar alguma marca. O porto velho de Vieux Port fica situado no bairro que existe há mais de dois mil anos, também onde pode ser encontrado o peixe típico Bouillabaisse.

Para descobrir outros ângulos da cidade o roteiro inclui um passeio na histórica rua La Canebière, uma visita à Catedral de Marselha e à abadia de Saint-Victor. Veleiros, pescadores, bares, cafés, peixes frescos e fruto do mar: Marselha é uma maresia boa que deixa saudade na pele de quem a visita.

As cidades e os olhos - Ronda, Espanha: Se dois gênios da literatura como Ernest Hemingway e Alexandre Dumas ficaram apaixonados por Ronda, tenha certeza que será difícil descrever as paisagens dessa espetacular cidade espanhola. É praticamente uma tela de artista a pequena cidade da Andaluzia, que foi por um tempo árabe, e é localizada na garganta do rio Tajo. Além de admirar as incontáveis paisagens na Ponte Nova dessa original aldeia árabe, vá à Praça do Touro, onde além do museu relacionado ao tema, tem uma arena no estilo neoclássico.

As cidades e o nome - Bath, Inglaterra: A cidade de Bath é como voltar ao tempo, especificamente até à Roma Antiga, mas não na Itália. O próprio nome da cidadezinha britânica já revela seu segredo: as banheiras termais. O território onde se encontra, no sudoeste da Inglaterra, é rico em águas termais e os romanos quiseram desfrutá-las, por isso, construíram banheiras.

Outras construções arquitetônicas são testemunhas da presença romana: o "The Circus" e o "Royal Crescent". O pequeno município é cheio de coisas para ver, como o Jane Austen Center, dedicado ao tempo em que a escritora morou lá, e o Herschel Museum Astronomy.

As cidades e os mortos - Dresden, Alemanha: Dresden vive uma história de renascimento. Uma história de morte e destruição de um bombardeamento da Segunda Guerra Mundial, mas principalmente de superação. A cidade reconstruiu desde seus patrimônios culturais até suas belezas artísticas e hoje é uma cidade belíssima, cheia de museus, galerias de arte e lugarezinhos agradáveis para passar horas com uma companhia. Entre Praga e Berlim, a terra de Bruhl, que Goethe chamou de balcão da Europa, vale a pena ser visitada.

As cidades e o céu - Bergen, Noruega: Existem lugares na Terra em que o céu se faz mais presente, maior, quase fácil de ser tocado. É assim em Bergen, na Noruega, onde o céu é o ponto turístico mais bonito de apreciar. Seja de dia ou de noite, com ou sem aurora boreal, a presença do céu é tão tangível que chega a espantar.

A cidade norueguesa é litorânea e está cercada por uma série de sete montanhas, o que faz a protagonista do município ser, sem dúvidas, a natureza. Suas cores também chamam atenção, o antigo porto e as suas casinhas coloridas são Patriômonio da Unesco.

As cidades contínuas - Sarajevo, Bósnia e Herzegovina: Camaleônica, Sarajevo está sempre em contínua evolução porque soube transformar-se através do tempo e florir mesmo com suas contradições. Etnias e religiões diferentes vivem lá de maneira pacífica. A cidade oferece muitos pontos turísticos: do mercado coberto à Ponte Latina, do bairro turco à Biblioteca Nacional.

A sua história tem raízes marcantes e um passado doloroso - foi ali que aconteceu o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, o que serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial. Mas hoje se transformou em um lugar para celebrar a vida.

As cidades escondidas - Coimbra, Portugal: Para concluir o roteiro o destino é Portugal, terra bela e cheia de histórias, muitas ainda ocultas. Para conhecer a magia de Coimbra é preciso aguçar os sentidos. Escondido dentro da Universidade de Coimbra existe um lugar raro e maravilhoso, difícil de ser esquecido: a biblioteca Joanina.

A Catedral Sé Velha a visita e o Monastério de Santa Cruz, imensa obra-prima de arte, também valem a pena. E além de construções arquitetônicas, as paisagens do rio Mondego tiram suspiros de qualquer viajante. (Com ANSA)

Leia também: Conheça os países que possuem os passaportes mais poderosos do mundo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula