Cientistas medem velocidade da mordida da serpente

"Na natureza, todos os confrontos entre predadores e vítimas são exclusivos se comparados com os de laboratório", dizpesquisador

© Reuters

Tech Curiosidades 14/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Pela primeira vez, biólogos mediram a velocidade com a qual víbora ou cascavel levanta a cabeça e morde a vítima. A serpente acelera até 100 quilômetros por hora em apenas 79 milissegundos.

PUB

Eis o que revela a revista Scientific Reports. Segundo o pesquisador Timothy Higham da Universidade da Califórnia Riverside, "na natureza, todos os confrontos entre predadores e vítimas são exclusivos se comparados com os de laboratório".

"As tecnologias modernas nos permitiram compreender o que exatamente é uma caça ou a fuga de um predador bem-sucedida, também, aproximar-se em desvendar fatores evolutivos relacionados a predadores e suas vítimas", acrescenta.

Higham e sua equipe decidiram examinar detalhadamente esse processo no deserto de Mohave, sudoeste dos EUA, habitado por grande quantidade de cascavéis.

Ao colocar imagens-armadilhas, os pesquisadores as conectaram a um computador e acompanharam a caça de serpentes. Nas filmagens foram utilizadas câmeras de alta precisão infravermelha capazes de receber 500 imagens por segundo em 3D.4

O teste revelou que serpentes não acertam suas vítimas (roedores-saltadores, Dipodomys merriami) com frequência, especialmente quando a vítima sente a presença do predador.

Outra conclusão feita pelos cientistas é que serpentes se movimentam rapidíssimo. Uma serpente abocanha um roedor 60 a 70 milissegundos após ele aparecer no raio do alcance. Durante a manobra, a cabeça da serpente alcança de 12 a 16 cm a 3,5 m/s de velocidade e a uma aceleração de 170 a 506 m/s.

De acordo com os experimentos, apenas metade dos ataques das serpentes foram bem-sucedidos. Higham explica que a "corrida de armamentos" do mundo animal obrigou aos saltadores aprenderem a guardar energia potencial para liberá-la em situações críticas.

Em breve, os autores do artigo pretendem realizar testes semelhantes com outras víboras e roedores. A questão seria: a cascavel realiza o ataque com velocidade de movimento e aceleração em tempo recorde? Com informações da Sputnik Brasil

LEIA TAMBÉM: Satélite construído por alunos de SP entra em órbita nesta segunda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 3 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 12 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 11 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

justica Violência Há 13 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Utah Há 12 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Nicole Kidman Há 12 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 10 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

esporte Óbito Há 10 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo Ucrânia Há 9 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Reino Unido Há 7 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres