Djokovic perde para 117º do mundo e tem pior derrota em Grand Slams

Sérvio foi derrotado pelo uzbeque Denis Istomin por 3 sets a 2

© Clive Brunskill/Getty

Esporte deu ruim 19/01/17 POR Folhapress

O Aberto da Austrália de 2017 teve sua primeira grande zebra nesta quinta-feira (19). Atual campeão do torneio, o sérvio Novak Djokovic foi eliminado pelo uzbeque Denis Istomin, 117º colocado do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), ao perder por 3 sets 2, parciais de 7/6 (10-8), 5/7, 2/6, 7/6 (7-5) e 6/4, pela segunda rodada do torneio.

PUB

+ Ex-astro do futebol é colocado em lista de terrorismo

Para Djokovic, a derrota foi a primeira de sua carreira para um tenista acima da 100ª colocação do ranking da ATP em um Grand Slam. Antes, seu pior revés em torneios deste nível tinha sido para o russo Marat Safin, 85º colocado ao vencer o sérvio em Wimbledon-2008.

Djokovic está em má fase desde o segundo semestre de 2016. Após o título de Roland Garros, o sérvio não conseguiu manter a regularidade do seu tênis, perdeu a primeira colocação do ranking da ATP para o britânico Andy Murray e agora sofre para voltar a jogar em seu habitual nível.

Na Austrália, especificamente, foi a sua pior participação desde 2006, quando perdeu na estreia. Desde então, ele conquistou seis títulos em Melbourne e chegou a quatro quartas de final. Em Grand Slams, ele não perdia na segunda rodada desde Wimbledon-2008, quando foi eliminado por Marat Safin.

Istomin, que tem 30 anos e teve como melhor colocação no ranking da ATP um 33º lugar em 2013, fez a partida de sua vida contra Djokovic. "Foi a minha maior vitória na carreira. Agora sinto que posso jogar no mesmo nível desses caras", comemorou Istomin ao ser entrevistado ao fim do duelo que durou quatro horas e quarenta e oito minutos.

Logo no primeiro game do jogo, a duração de 16 minutos foi uma mostra do equilíbrio que marcaria o restante do jogo. O uzbeque saiu na frente ao vencer o primeiro set no tie-break. Na sequência, viu Djokovic embalar e virar o jogo com vitória nas duas séries seguintes. Porém, Istomin voltou a equilibrar o duelo no quarto set, venceu no tie-break e forçou a série decisiva. Nela, conseguiu a quebra de serviço no quinto game e controlou a vantagem até fechar por 6 a 4.

Na próxima rodada, Istomin enfrentará o espanhol Pablo Carreno Busta, que derrotou o britânico Kyle Edmund por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/4 e 6/2. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 12 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 21 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'