Crise política em Gâmbia pode causar nova guerra na África

Presidente derrotado em eleições não quer deixar cargo

© REUTERS/Afolabi Sotunde

Mundo conflito 19/01/17 POR Notícias Ao Minuto

A resistência do atual presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, em deixar o poder no país pode levar à África a mais um sangrento conflito. Jammeh deveria deixar o posto nesta quinta-feira (19), mas já anunciou que não sairá da residência oficial e declarou "estado de emergência" na nação.

PUB

Por isso, Senegal e Nigéria anunciaram que, caso a ordem democrática não seja respeitada, eles irão atacar o país. A Força Aérea nigeriana informou, através de sua conta no Facebook, que já enviou cerca de 200 militares, além de aviões, para o Senegal com a ordem de intervir se a transmissão do poder não for efetuada.

Além das duas nações, é possível que os 15 países que compõem a Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao), também enviem seus soldados para "resolver" a situação à força. Por outro lado, o vencedor das eleições de dezembro, Adama Barrow, informou através das suas redes sociais que irá prestar juramento hoje como novo mandatário na embaixada de Gâmbia no Senegal até que Jammeh deixe o posto.

A complicada situação política no país começou no dia 9 de dezembro, quando o atual presidente, que entrou no poder através de um golpe de Estado em 1994, voltou atrás em sua decisão e disse que não iria reconhecer Barrow como vencedor do pleito.

Desde então, o país mergulhou em um caos político e, para se defender, Jammeh decretou o estado de emergência para evitar que o rival assumisse o cargo.

No entanto, as Forças Armadas do país estão divididas entre defender o atual mandatário ou o eleito pela população. Segundo as agências internacionais que atuam no país, muitos militares dizem que invadirão a residência oficial do presidente no caso dele não sair do posto.

Nesta quinta-feira, dia do juramento do novo líder, a situação na capital Banjul é calma. Poucos veículos estão circulando na cidade e a maior parte dos turistas já abandonou o país. Há relatos de que muitos moradores também deixaram Gâmbia por temer uma guerra civil nos próximos dias.

Gâmbia é um do menores países do continente africano e fica na região Ocidental do continente. A nação conta com cerca de 1,6 milhões de habitantes e faz fronteira com o Senegal, sendo formado por diversas etnias. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama AYRTON-SENNA Há 20 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Guaíba chega a 4,96 metros e atinge o maior nível de sua história

fama MADONNA-AMORES Há 19 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

lifestyle Signos Há 23 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

brasil Brasil Há 14 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama BBB-DAVI BRITO Há 22 Horas

Davi precisará fazer vestibular ou Enem para estudar medicina, diz Estácio

esporte Campeonato Inglês Há 21 Horas

Jesus dá assistência à la Ronaldinho Gaúcho, Arsenal vence e continua na liderança do Inglês