Bekele abandona, fica sem recorde e compatriota leva Maratona de Dubai

Bekele acabou abandonado a prova por motivo de lesão

© Reuters

Esporte Etíope 20/01/17 POR Estadao Conteudo

O etíope Kenenisa Bekele, lenda vida do atletismo em provas de longa distância, fracassou na sua almejada tentativa de bater o recorde mundial na Maratona de Dubai, realizada nesta sexta-feira, onde a vitória ficou com o seu compatriota Tamirat Tola.

PUB

Bekele acabou abandonado a prova por motivo de lesão depois de ter chegado à cidade dos Emirados Árabes Unidos como grande favorito e com uma missão muito clara: quebrar o recorde mundial da maratona, cuja distância é de 42,195km. Porém, ele nem teve como cruzar a linha de chegada e não ficou nem perto de ameaçar a marca histórica estabelecida pelo queniano Dennis Kimetto, que cravou 2h02min57 em setembro de 2014.

As coisas começaram a se complicar para Bekele já no início da Maratona de Dubai, na qual sofreu uma queda e perdeu o contato com o pelotão de elite no 10º quilômetro da prova, antes de abandonar a mesma no 23º com dores na panturrilha esquerda.

Anteriormente, Bekele havia fica a seis segundos do recorde mundial na Maratona de Berlim, em setembro do ano passado, e fixou como objetivo para 2017 poder quebrar a marca mundial da prova mais longa do atletismo.

Aos 34 anos de idade, o etíope está priorizando desde 2014 as maratonas depois de uma consagradora carreira nas provas de fundo, de 5.000 e 10.000 metros. Nestas disputas, ele conquistou três ouros olímpicos e subiu ao topo do pódio por cinco vezes em Mundiais.

Essa é a segunda vez que Bekele abandona a Maratona de Dubai por causa de lesão. Há dois anos, ele também deixou a prova pouco depois de completar o quilômetro 30 da prova árabe.

Desta vez, sem ter o favorito em condições de buscar a vitória, o etíope Tamirat Tola, de 25 anos, venceu ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h04min11s, melhorando o seu recorde pessoal da distância em dois minutos. O segundo e o terceiro lugares ficaram respectivamente com os também etíopes Mule Wasihun e Sisay Lemma, com os tempos de 2h06min46s e 2h08min04s.

Já a vencedora da prova feminina em Dubai foi Worknesh Degefa, também da Etiópia, que festejou o melhor resultado de sua carreira ao terminar a prova em 2h22min36s. E o pódio também foi 100% etíope nesta disputa, com as suas compatriotas Shure Demise (2h22min57s) e Yebrgual Melese (2h23min13s) conquistando respectivamente a segunda e a terceira colocações. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 18 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 23 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 20 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 19 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite