Ex-ministro Jaques Wagner deixa 2º escalão e vira secretário na BA

Investigado na Lava Jato, Wagner passa a ter foro privilegiado após a nomeação

© Agência Brasil

Política NOMEAÇÃO 21/01/17 POR Folhapress

Dois meses depois de assumir para um cargo de segundo escalão no governo da Bahia, o ex-ministro Jaques Wagner (PT) foi nomeado neste sábado (21) como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

PUB

Com a nomeação, Wagner passa a ter foro privilegiado. O inquérito que o investiga no âmbito da operação Lava Jato, atualmente nas mãos do juiz Sérgio Moro, deverá ser remetido para o Tribunal Regional Federal da 1º Região, com sede em Brasília.

O petista, que foi ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff (PT) e governador da Bahia entre 2007 e 2014, voltou ao governo baiano em novembro na gestão de seu apadrinhado político, o governador Rui Costa (PT).

Ele havia assumido o cargo de coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, cargo de segundo escalão e sem direito a foro.

Na época, ele chegou a ser cotado para assumir uma secretaria extraordinária com funções de articulação política, relações internacionais e relações com o empresariado. Mas o governador recuou da ideia de criar uma nova secretaria em tempos de crise.

Agora, como secretário de Desenvolvimento Econômico, Wagner terá como principal função ampliar a interlocução com os empresários e atrair investimentos para a Bahia.

Ele assume o cargo no lugar de Jorge Hereda, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, que era secretário na Bahia desde maio de 2015. Hereda vai assumir a coordenação do Bahiainvest, cargo de segundo escalão.

REFORMA

A nomeação de Jaques Wagner aconteceu no âmbito de uma reforma administrativa feita pelo governador Rui Costa para ampliar o espaço de partidos aliados.

O PSD, que já ocupava a secretaria de Infraestrutura, foi contemplado com mais uma pasta. O deputado federal Fernando Torres (PSD) foi nomeado secretário de Desenvolvimento Urbano e abre vaga para o suplente Robinson Almeida (PT) na Câmara dos Deputados.

O PSB vai assumir a secretaria de Ciência e Tecnologia, com Vivaldo Mendonça. O partido volta ao primeiro escalão três anos depois de deixar a gestão petista para disputar o governo com a senadora Lídice da Mata.

A coesão da base é considerada crucial para Rui Costa, que deverá ser candidato à reeleição e deve enfrentar nas urnas o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), reeleito este ano com 74% dos votos. Wagner é cotado para disputar o Senado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"