Antes de avalanche na Itália, diretor de hotel pediu ajuda

"O óleo diesel para alimentar o gerador deve durar até amanhã, data na qual desejamos que o fornecedor possa efetuar a entrega. Os telefones no entanto estão fora de serviço", escreveu Di Tommaso

© Reuters

Mundo Socorro 23/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Poucas horas antes de uma avalanche atingir o hotel Rigopiano, em Farindola, na província de Pescara, na Itália, os funcionários do empreendimento enviaram um e-mail "urgente" para o prefeito de Pescara, o presidente da província, o comando da polícia local e o prefeito de Farindola solicitando ajuda para evacuar o local.

PUB

O e-mail, revelado nesta segunda-feira (23) pela imprensa italiana, mostra que a comunicação assinada pelo diretor Bruno Di Tommaso, dizia que, após os terremotos que atingiram, a situação no local "tornou-se preocupante". Apesar de ter assinado a comunicação, Di Tommaso não estava no hotel no momento do impacto, mas sim em Pescara.

"No Rigopiano há cerca de 2 metros de neve e na nossa estrutura no momento há 12 quartos ocupados (além dos funcionários). O óleo diesel para alimentar o gerador deve durar até amanhã, data na qual desejamos que o fornecedor possa efetuar a entrega. Os telefones no entanto estão fora de serviço", escreveu Di Tommaso.

Na comunicação, há ainda a informação de que "os clientes estão aterrorizados com os abalos sísmicos e decidiram ficar em área aberta". "Tentamos fazer todo o possível para acalmá-los, mas não podendo partir por causa das estradas bloqueadas, eles estão dispostos a passar a noite nos carros", acrescentou.

O e-mail ainda termina informando que todos estão "conscientes" dos problemas que toda a região estava sofrendo com o excesso de neve e os terremotos, mas pedem uma intervenção rápida.

Agora, as autoridades investigam os fatos que levaram ao atraso no envio do equipamento para limpar a neve da estrada e apuram possíveis falhas humanas no processo. Um dos pontos investigados é porque o alarme do italiano Giampiero Parete, que sobreviveu à tragédia porque foi a até o carro buscar objetos esquecidos, não foi levado a sério.

Parete telefonou para a polícia de Pescara por volta das 17h08.

Após o contato, os policiais entraram em contato com Di Tommaso sobre a possibilidade de uma avalanche, mas o diretor destacou que não tinha essa informação, mas que não falava com sua equipe há algum tempo.

Com isso, a informação do sobrevivente foi considerada mais um trote, como tantos outros recebidos naquele dia. A notificação de Parete só foi levada a sério por volta de duas horas após o incidente, quando equipes de resgate foram enviadas para Rigopiano.

Outro ponto a ser investigado é porque o caminhão que limpa neve das estradas não foi enviado ao local no horário combinado. O equipamento deveria ter subido até Farindola por volta das 15h, mas foi postergado para o início da noite. Se tivesse ido no horário combinado, a tragédia teria sido evitada, já que a avalanche ocorreu após às 17h da quarta-feira.

Até o momento, 11 pessoas sobreviveram à tragédia e outras seis morreram. Estima-se que ainda 23 pessoas - entre hóspedes e funcionários - estejam desaparecidos.

Ainda está sendo investigado se o hotel estava funcionando legalmente.

- Hotel construído sobre detritos Um mapa da geomorfologia da região de Abruzzo, onde fica a comuna de Farindola, de 1991, em informação presente no mapa do Plano de Estrutura Hidrogeológico do Conselho Regional, de 2007, mostraria que o hotel Rigopiano foi construído sobre "detritos e restos de avalanche".

Os documentos, apresentados durante o Fórum H20 nesta segunda-feira (23), a área onde foi feita a construção "é elevada e formada pelos próprios detritos que chegavam do cânion próximo ao hotel". "É como ficar em cima de um cano de arma, que depois de carregado, explodiu", informa o documento. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 13 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 15 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 15 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 11 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

mundo Viral Há 14 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Kim Kardashian Há 12 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Austrália Há 14 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja