Médico fala de cuidados com as grávidas no combate à febre amarela

O ideal é a gestante adiar a viagem para as regiões afetadas, dizem especialistas

© DR

Lifestyle PREVENÇÃO 29/01/17 POR Notícias Ao Minuto

O surto de febre amarela silvestre em Minas Gerais traz uma preocupação maior para as mulheres grávidas. Apesar de ser transmitida também por picada de mosquito, diferentemente da zica, a febre amarela não tem relação clara com problemas de formação do feto. Mas a decisão de tomar a vacina deve ser avaliada no caso de mulheres que vão ou moram nas regiões afetadas. A imunização é o meio mais importante de combate à doença.

PUB

“O ideal é a gestante adiar a viagem para as áreas endêmicas para que não precise ser vacinada”, afirma o médico especialista em medicina fetal Paulo Alexandre Chinen, do RDO Diagnósticos Médicos. Como a vacina é produzida com o vírus vivo atenuado, pode causar reações como febre e mal-estar. “No caso de a viagem ser imprescindível ou de mulheres que moram nesses locais, deve ser avaliado o risco da imunização em relação ao benefício”, orienta o Dr. Chinen.

Segundo ele, a vacina não é algo que seja proscrito para as gestantes que estão em áreas de alto risco. As mulheres devem saber sobre os efeitos da imunização e fazer a escolha junto do seu obstetra. A febre amarela é grave e 20% das pessoas que a contraem têm a forma severa, com febre alta, icterícia e sangramentos, podendo levar à óbito.

Os principais cuidados com a gravidez

. Evitar ou adiar a viagem para as áreas de alto risco.

. Caso a gestante precise ir ou more em uma região afetada pelo surto, é preciso avaliar com o médico os riscos da vacina para ela e para o bebê.

. Mesmo com uma possível reação, já que a vacina é produzida com o vírus atenuado, pode ser muito pior ficar suscetível a pegar uma infecção com o vírus forte.

. Apesar de os trabalhos mostrarem que não existem riscos maiores para a formação do bebê, para quem está tentando engravidar e vai para as regiões endêmicas, a orientação é esperar um mês após a vacinação para tentar a concepção.

. É imprescindível usar repelentes, roupas como mangas longas e calças, para proteger os braços e pernas das picadas dos mosquitos. Além disso, é aconselhável manter as casas ou apartamentos com as portas e janelas fechadas ou com telas.

. Para os bebês, a vacina é indicada a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas fora dessas situações, o calendário de vacinações indica a partir de nove meses de idade.

Leia também: Vacinação contra o HPV em meninos é essencial para combater a doença

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia