Conheça os melhores acabamentos para casas litorâneas e úmidas

Ao escolher os materiais mais indicados, a corrosão é menor

© iStock

Lifestyle REFORMA 23/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Durante as férias de verão é comum que ao visitar uma casa de praia ou campo as pessoas encontrem os acabamentos e móveis deteriorados pela maresia ou pelo excesso de umidade. O que nem todo mundo sabe é que é possível evitar esse tipo de impacto em uma casa desde sua construção, escolhendo os materiais de acabamento mais indicados para regiões litorâneas e úmidas, que diminuem os efeitos da corrosão.

PUB

Para facilitar a escolha desses materiais, Alexandre Novoselecki, gerente geral da REHAU no Brasil, multinacional alemã especialista em tecnologias e soluções em polímeros para a indústria da construção e acabamentos para móveis, selecionou os tipos de acabamentos mais indicados para esse tipo de obra:

1. Revestimentos: Para o piso, o revestimento mais indicado costuma ser o porcelanato fosco. Além de aliviar a sensação de calor, a praticidade na limpeza tanto em relação à areia, quanto ao piso molhado, são fatores que fazem a diferença. Outra dica interessante é escolher tons manchados, que acabam disfarçando a presença de areia no piso. Nesse tipo de construção, pisos de madeira e laminados são os materiais a serem evitados.

2. Esquadrias: As esquadrias são parte extremamente importante em qualquer construção, já que formam uma espécie de barreira inicial contra a maresia e a água da chuva, por exemplo. Diferente da madeira e do alumínio, as esquadrias em PVC têm sido cada vez mais utilizadas, uma vez que além de oferecer excelente vedação com vantagens de isolamento térmico e acústico, é um dos poucos materiais extremamente resistente à corrosão. “O portfólio de esquadrias da REHAU conta com janelas e portas de PVC com design clean e eficiência energética comprovada, além de todos os outros benefícios desse material, se adequando perfeitamente a esse tipo de construção”, explica Alexandre Novoselecki, gerente geral da REHAU no Brasil.

3. Pintura: Aqui a dica é aderir às tintas chamadas ‘emborrachadas’, principalmente para a parte externa da casa. Isso porquê a parte externa exige ainda mais cuidados, já que está exposta às mudanças de temperatura e clima, além da maresia. Esse tipo de tinta forma uma camada impermeável e elástica na superfície em que é aplicada, evitando o aparecimento de rachaduras que podem resultar em infiltrações.

4. Móveis: Na hora de escolher os móveis, peças em ferro devem ser evitadas. O ideal é optar por materiais de plástico, aço inox e até mesmo madeira. Apesar da madeira também sofrer os efeitos da corrosão, existem vernizes e laminados fabricados com polímeros que podem servir como uma camada protetora no acabamento desses moveis, evitando que sejam danificados com facilidade. Também é importante limpar os móveis com pano úmido e evitar o uso de produtos de limpeza que contenham qualquer tipo de componente químico que possa intensificar a ação da corrosão da maresia ou por umidade.

Mesmo com todas essas recomendações, o executivo relembra que é fundamental contratar um arquiteto para evitar problemas futuros. “É sempre importante consultar um profissional especialista no assunto para garantir que sejam utilizados os materiais ideais para cada tipo de construção e acabamento. Isso ajuda não só a otimizar os custos de uma obra, mas também a reduzir as chances de dor de cabeça após o seu término”, completa.

Leia também: Conheça 3 hotéis incríveis nos melhores destinos de 2017

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 22 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 22 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 13 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 22 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 21 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 15 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo