Papa aceita renúncia de grão-mestre da Ordem de Malta

Organização estava envolvida em polêmica com o Vaticano

© REUTERS/Tony Gentile

Mundo Frei Matthew Festing 25/01/17 POR Notícias Ao Minuto

O papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (25) o pedido de demissão do grão-mestre da Ordem de Malta, Frei Matthew Festing.

PUB

Um dia antes, em uma reunião a portas fechadas, o próprio Pontífice havia instado o frade a renunciar, segundo fontes da própria organização. No entanto, de acordo com o Vaticano, foi Festing quem decidiu deixar o cargo, que seria vitalício.

"Hoje, 25 de janeiro, o Santo Padre aceitou a demissão, exprimindo a Frei Festing o reconhecimento pelos sentimentos de lealdade e devoção em relação ao sucessor de Pedro", diz um comunicado da Santa Sé.

O comando da Ordem de Malta será assumido interinamente pelo grão-comendador Frei Ludwig Hoffmann von Rumerstein, até que um novo grão-mestre seja designado. A demissão põe fim a semanas de uma disputa que era vista como um novo braço de ferro entre as alas liberal e conservadora da Igreja.

Em dezembro, Francisco, tido como reformista, nomeou uma comissão para apurar as circunstâncias da demissão do grão-chanceler Albrecht Freiherr Von Boeselager, que teria sido motivada pela decisão deste último de autorizar a participação dos Cavaleiros de Malta em programas de distribuição gratuita de preservativos contra a propagação do vírus HIV na África.

No entanto, a Ordem, cujo patrono é o cardeal conservador Raymond Burke, se recusou a cooperar com o inquérito, afirmando que a saída de Boeselager era um "caso interno". Contudo, especula-se que o ex-grão-chanceler era muito liberal para o gosto de Burke.

O cardeal norte-americano já fez duras críticas a Jorge Bergoglio e é um dos líderes conservadores que enviou uma carta contestando a exortação apostólica "Amoris laetitia", que defende uma maior abertura da Igreja aos divorciados. Burke é contra "modernizações" na doutrina católica, o que vai de encontro à postura reformista de Francisco.

Criada na época das Cruzadas, quando teve uma importante atuação militar, a Ordem de Malta é uma das principais organizações humanitárias da Igreja Católica e possui mais de 12 mil membros. A renúncia de Festing será formalizada no próximo dia 28 de janeiro. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 19 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos 05/05/24

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 21 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul 05/05/24

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 20 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite