Credit Suisse: Brasil precisa de mais empresas de capital aberto

"Estamos vendo os investidores mais animados", disse presidente do banco suíço no Brasil

© Reuters

Economia IPO 31/01/17 POR Estadao Conteudo

A bolsa brasileira precisa que mais companhias abram capital para que o mercado do País ganhe musculatura como a vista em outros países, mesmo os emergentes, caso da China. Temos uma carência de boas histórias no mercado e de grandes companhias", disse o presidente do Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira, em conversa com jornalistas na conferência que o banco suíço realiza para investidores em São Paulo.

PUB

Para o chefe do Credit Suisse no Brasil, os investidores estão interessados em investir no País e a atratividade local cresce em termos relativos. "Estamos vendo os investidores mais animados. Há um fluxo grande para a bolsa. O Brasil se beneficia porque as outras alternativas estão mais complicadas", diz, lembrando do caso do México, que há poucos anos competiu pelos investidores com o Brasil, mas que no momento vive uma situação mais frágil, em especial após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

Com um ambiente mais favorável, o mercado de ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) começou a indicar um retorno. Pereira destacou as três empresas na fila para abrir capital em fevereiro (Unidas, Movida e Hermes Pardini) e disse que outras companhias podem vir a mercado em 2017. "Não me surpreenderia se tivermos 10 IPOs", disse.

A última abertura de capital na bolsa brasileira foi a da Alliar, em outubro. Apenas uma oferta ocorreu em 2015, a da Ourofino. No movimento oposto nesses dois anos diversas companhias fecharam o capital. Atualmente, há cerca de 350 com capital aberto na bolsa.

Em relação à economia brasileira, o presidente do Credit Suisse no Brasil acredita em um crescimento paulatino e que no último trimestre do ano o Produto Interno Bruto (PIB) já deve apresentar crescimento mais consistente, de algo em torno de 2%. "Mas na comparação ano contra ano há um carregamento estatístico", disse.

Até por conta da ampla crise no Brasil, ele acredita que o processo de reestruturação das companhias ainda deve se estender. Segundo ele, as companhias que entraram na crise moderadamente alavancadas viram a dívida líquida sobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) crescer diante da alta da Selic e aumento do spread bancário, ao passo que a geração de caixa minguou. "Agora temos que digerir essa situação".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada