Favoritos na França, Le Pen e Fillon se envolvem em polêmicas

"Não me submeterei à perseguição desta decisão unilateral", disse Le Pen

© Reuters

Mundo Notícias do Mundo 31/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Os dois candidatos favoritos a assumir a Presidência da França, François Fillon e Marine Le Pen, foram envolvidos em novos problemas nesta terça-feira (31).

PUB

Fillon, dos Republicanos, viu o nome da sua esposa ser envolvido em uma acusação de emprego fictício enquanto era deputado.

Penelope Fillon foi acusada de receber dinheiro sem trabalhar efetivamente e os dois foram interrogados pela Justiça para esclarecer o caso.

Nesta terça, o jornal "Le Canard Enchainé", que foi quem denunciou o fato nas últimas semanas, informou que Penelope recebeu 900 mil euros como assistente parlamentar e como colaboradora da revista "Revue Des Deux Mondes".

Segundo a publicação, ela ganhou o dinheiro tanto sendo assistente do marido, depois do suplente dele, Marc Joulaud, e como colaboradora da revista. Antes, o jornal falava em quantias recebidas por volta de 500 mil euros.

Em resposta às novas denúncias, Fillon afirmou à "BFM TV" que é alvo de uma "operação de calúnia sem precedentes na Quinta República", mas que está "sereno e confiante".

Já a outra líder da corrida eleitoral, Marine Le Pen, do Frente Nacional, informou através de sua assistente parlamentar, Catherine Griset, que não irá reembolsar os 300 mil euros cobrados pelo Parlamento Europeu por usar verba do bloco em programas e campanhas suas na França.

"Não me submeterei à perseguição desta decisão unilateral feita por adversários políticos com execução provisória em violação do estado de direito, dos direitos de defesa, sem provas e sem esperar que a justiça, à qual fiz recurso, se pronuncie sobre o fundo", disse através de Griset.

Atualmente, além de ser candidata presidencial, Le Pen continua exercendo sua função de parlamentar na União Europeia. Se ela não quitar a dívida até a meia-noite de hoje, o Parlamento poderá ordenar a retenção de 50% de seu salário como deputada e retirar seus subsídios. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 22 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 21 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

brasil Rio de Janeiro Há 23 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais Há 23 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo