Iniciação sexual na Itália acontece aos 17 anos, diz pesquisa

Diferença entre meninos e meninas no assunto não é grande

© iStock

Lifestyle VIRGINDADE 08/02/17 POR Notícias Ao Minuto

Parece que a sexualidade precoce já não é mais um problema entre os jovens italianos. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) no Senado da Itália, a primeira relação sexual dos adolescentes do país acontece por volta dos 17 anos, enquanto apenas 19,8% deles diz ter perdido a virgindade antes dos 16 anos.

PUB

Além disso, em relação aos anos anteriores, a diferença entre meninos e meninas não mudou muito, sendo que a idade média de quando aconteceu a "primeira vez" para os garotos é de 17,5 e para as garotas é de 17,3. Essa foi a conclusão do estudo "Conoscenza e Prevenzione del Papillomavirus e delle Patologie Sessualemente Trasmesse tra i Giovani in Italia" ("Conhecimento e Prevenção do Vírus HPV e das Patologias Sexualmente Transmissíveis entre os Jovens na Itália"), realizada pelo Centro de Estudos de Investimentos Sociais (Censis), apresentado na sala Zuccari do Senado.

Segundo a pesquisa, quase todos os jovens italianos entre 12 e 24 anos, mais especificamente 93,8% deles, já ouviu falar sobre infecções e doenças sexualmente transmissíveis.

E delas a que foi mais citada (89,6%) foi a Aids, seguida pela sífilis (23,1%), pela candidíase (18,2%), pelo HPV (15,6%) e, por fim, pela gonorreia, hepatite e herpes genital (entre 15% e 13%). E para se informar sobre essas patologias e se proteger delas, 62,3% dos entrevistados disseram que usam a imprensa, entre internet, televisão, jornais e revistas para tal fim, enquanto outros 53,8% afirmaram que também aprenderam o que sabem sobre o assunto na escola.

"Ainda há muita desconfiança por parte dos jovens na relação com o andrologista [médico responsável pela saúde masculina principalmenteem relação às funções reprodutivas e sexuais do homem]", disse o presidente da Sociedade Italiana de Endocrinologia, Andrea Lenzi.

"Muitos não conhecem um, a maior parte acredita que não precisa de um. Culturalmente [os jovens] eles não estão habituados a considerar a possibilidade de que os homens também possam estar interessados em patologias relacionados ao sexo. Devemos desenvolver maiores informações e educação", explicou Lenzi. (ANSA)

Leia também: Miranda Kerr revela que o namorado é adepto da abstinência sexual

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula