Sindicatos vão denunciar a entidades internacionais crise no ES

A reunião que buscava um fim ao motim de policiais militares terminou sem acordo

© Reuters

Brasil reclamação 10/02/17 POR Folhapress

Sindicatos de servidores públicos do Espírito Santo vão denunciar a crise vivida no estado a entidades internacionais como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho). A reunião que buscava um fim ao motim de policiais militares terminou sem acordo, na madrugada desta sexta (10).

PUB

Em nota, o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos afirma que o governo de Paulo Hartung (PMDB) "nega aos servidores civis e militares direitos constitucionais, como a revisão anual de salários". Os sindicalistas afirmam também que o vale-alimentação é negado e falam em "desmonte dos serviços públicos"."A morosidade do Judiciário, a omissão do Tribunal de Contas e a submissão quase completa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo às vontades e desmandos de Paulo Hartung fizeram com que nenhuma medida fosse tomada com o objetivo de evitar o caos social que já era anunciado", diz o texto.

O governo do Estado afirma que já atingiu o limite prudencial de despesas com pessoal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, por isso, não há como dar aumentos de salários a nenhuma categoria.

O motim dos policiais militares do Estado teve início há uma semana, provocando uma onda de violência, que já deixou 121 mortos, segundo o Sindicato dos Policiais Civis -o governo não confirma o número.

Na manhã desta sexta, a Secretaria de Segurança Pública, informou que 703 PMs foram indiciados pelo crime militar de revolta, que prevê de 8 a 20 anos de prisão. Esses policiais deixarão de receber salário e escalas extras desde o sábado passado (4) até o momento em que voltarem a trabalhar. O Estado tem cerca de 10 mil PMs.

As mulheres de policiais também poderão ser responsabilizadas pela paralisação. Segundo o secretário, por solicitação do Ministério Público Federal, elas estão sendo identificadas e poderão ser indiciadas em um processo civil. Ele não informou quantas delas.

Como policiais militares são proibidos de fazer greve pela Constituição, as mulheres de PMs estão fechando a entrada dos batalhões para impedir a saída dos policiais para patrulhamento.

RUAS VAZIASNa manhã desta sexta-feira, as ruas da Grande Vitória continuavam vazias. Poucas pessoas saíram de suas casas, e o serviço de transporte coletivo ainda não tinha sido reativado. O comércio, aos poucos, está sendo retomado.

Com o aumento do efetivo da Força Nacional e a presença de militares da Marinha e do Exército, no entanto, o número de ocorrências tem diminuído sensivelmente. Entre a madrugada e a manhã desta sexta, um homicídio foi registrado no bairro de Cobilândia. Houve tiroteios em bairros dos municípios de Vila Velha e Serra.

Tal como nos últimos dois dias, supermercados da região abriram com esquemas de segurança reforçados. Segundo a Fecomercio-ES, cerca de 20% das lojas voltaram a atender. Alguns shoppings também decidiram abrir as portas, mas o movimento é muito baixo, segundo funcionários. Lotéricas que optaram por voltar às atividades registraram longas filas, já que bancos permanecem fechados, e as aulas em escolas continuam suspensas.

Ônibus também seguem parados. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Edson Bastos, afirmou que não garante o retorno às ruas. "Vou falar com a categoria que, enquanto não for seguro, não vamos rodar. O correto seria ter homens [militares das Forças Armadas e agentes da Força Nacional] dentro do ônibus, não só nos terminais", afirmou.

Agentes da Polícia Civil, em parceria com as Forças Armadas, também realizaram nesta sexta-feira uma megaoperação para recuperar carros roubados e posteriormente abandonados por bandidos na região metropolitana. Até às 12h, 11 veículos haviam sido recuperados, com duas pessoas presas e uma arma apreendida. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: ES: 703 PMs são indiciados por revolta, com pena de até 20 anos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)