Comédia sobre refugiado é ovacionada no Festival de Berlim

"The Other Side of Hope", do finlandês Aki Kauriskmäki ("O Porto", "O Homem Sem Passado"), foi exibido na manhã desta terça (14)

© "The Other Side of Hope" / Divulgação

Cultura alemanha 14/02/17 POR Folhapress

Pelo segundo ano consecutivo, um longa que trata do tema dos refugiados é o mais ovacionado da programação do Festival de Berlim.

PUB

Se no ano passado o documentário "Fogo sobre o Mar", de Gianfranco Rosi, levou o prêmio de melhor filme da mostra por seu relato pungente sobre a travessia dos imigrantes para a Europa, neste ano o assunto é abordado por meio da comédia. E mais uma vez, o tema dá a um filme a chancela de favorito ao Urso de Ouro, o principal prêmio da mostra alemã.

"The Other Side of Hope", do finlandês Aki Kauriskmäki ("O Porto", "O Homem Sem Passado"), exibido na manhã desta terça (14) já entrega o tom cômico nas suas cenas iniciais: o refugiado sírio Khaled (Sherman Haji) aparece com o rosto coberto de carvão, camuflado sob a carga de um navio que aporta em Helsinki.

Em terra, Khaled tem de se virar com a burocracia estatal para pedir asilo no país europeu, encontra trabalho num restaurante capenga e precisa ajudar a irmã, perdida em algum canto da Europa, a imigrar para a Finlândia -tudo contado sob um humor ácido.

Kaurismäki, que compete pela primeira vez no festival embora tenha participado de mostras paralelas sete vezes, afirma que buscou construir uma empatia com a questão dos refugiados.

"Todo mundo precisa ter sonhos. O meu é o de mudar a mente dos finlandeses e, quem sabe, dos europeus", disse o diretor de 59 anos, que foi aplaudido de pé ao chegar à coletiva de imprensa. "Quando os refugiados chegaram, meus compatriotas tiveram uma atitude intolerável: encararam como uma guerra, disseram que suas coisas seriam roubadas."

Apesar da chave cômica, "The Other Side of Hope" consegue criar uma relação compassiva entre Khaled e Wikström (Sakari Kuosmanen), o finlandês que o tira das ruas e permite que ele trabalhe em seu restaurante, ainda que sem visto de permanência.

Durante a coletiva, Kaurismäki rebateu uma pergunta, vinda de uma jornalista austríaca, a respeito de sua opinião sobre a "islamização da Europa".

"Não vejo nenhuma islamização na Europa", disse. "O que sei é que em Sevilha, séculos atrás, pessoas de diferentes religiões conviviam e os negócios bem.

Durante anos, a Europa teve um sistema democrático, que agora está caindo aos pedaços."

O vencedor do Festival de Berlim será anunciado no sábado (18). Também compete pelo Urso de Ouro a produção brasileira "Joaquim", de Marcelo Gomes, que fará sua estreia em solo alemão na próxima quinta (16). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 1 Hora

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 23 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

fama MADONNA-AMORES Há 22 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

mundo Miami Há 5 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama PAULO-GUSTAVO Há 53 mins

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

esporte Fórmula 1 Há 20 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

brasil Brasil Há 17 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

esporte Campeonato Inglês Há 23 Horas

Jesus dá assistência à la Ronaldinho Gaúcho, Arsenal vence e continua na liderança do Inglês