Padilha: ministro da Saúde foi indicado em troca de apoio no Congresso

Ministro-chefe da Casa Civil afirma que governo queria indicar somente pessoas reconhecidas na área de seu ministério, mas teve que abrir exceções para receber apoio político no Congresso

© Agência Brasil

Política normal? 15/02/17 POR Notícias Ao Minuto

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, revelou que a escolha do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), pelo governo foi feita em troca de apoio político no Congresso Nacional. A declaração foi dada em um evento para funcionário da Caixa Econômica Federal, na semana passada, em Brasília.

PUB

Em seu discurso, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Padilha disse que o governo queria indicar somente pessoas reconhecidas na área de seu ministério, mas teve que abrir exceções para receber apoio político no Congresso.

"Lembram que quando começou a montagem do governo diziam: ‘Não, mas queremos nomear só ministros que são distinguidos na sua profissão em todo Brasil, reconhecido, os chamados notáveis", disse Padilha.

Aí nós ensaiamos uma conversa de convidar um médico famoso em São Paulo, até se propagou. Ele ia ser ministro da Saúde. Aí nós fomos conversar com o PP: ‘O ministério da Saúde é de vocês, mas gostaríamos de ter um ministro da saúde’. ‘Tá, o senhor nos dê um tempo para pensar e tal’. Depois eles mandaram o recado por mim: ‘Diz para o presidente que o nosso notável é o deputado Ricardo Barros’."

Padilha revela ainda que chegou a conversar com o presidente Michel Temer, que disse que não tinha o que fazer. "Nosso objetivo era chegar nos 88% [de apoio no Congresso]. Até chegamos mais do que a gente imaginava, mas a gente queria ter uma base consistente. Muito bem, vamos conversar. ‘Vocês garantem todos os nomes do partido em todas as votações?’. ‘Garantimos’. ‘Então o Ricardo será o notável’", explicou o ministro.

Em nota, Padilha disse que "em todas as democracias do mundo é normal a constituição da base de sustentação pluripartidária com a participação dos partidos membros nos cargos de governo. É o caso! O PP é um dos partidos da base de sustentação do governo".

Leia também: Para 'lavar' dinheiro, Cabral gastou R$ 2,3 mi em espécie com voos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 22 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 19 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 19 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 22 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 21 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 18 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 21 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 20 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 19 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 22 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano