Pesquisa aponta que bem-estar é principal motivo para largar o cigarro

Levantamento realizado pelo Ministério mostra que as doenças geradas pelo tabagismo são responsáveis por aproximadamente 200 mil mortes no Brasil todos os anos

© iStock

Lifestyle Melhoria 16/02/17 POR Notícias Ao Minuto

O cigarro é um dos principais causadores de diversos canceres, entre eles o mais conhecido de pulmão, além das doenças cardiovasculares, que aumentam o risco de problemas de saúde em até 30 vezes quando consumido diariamente e por muitos anos. Entretanto, dados divulgados pelo Ministério da Saúde, através do Vigitel 2015, apontam que houve redução de 34% no número de fumantes adultos nos últimos anos. Segundo a pesquisa, esse percentual em 2015 era de 10,4% contra 15,7%, em 2006.

PUB

Leia também: Conheça 7 mitos e verdades sobre o câncer infantojuvenil

Mesmo com a considerável redução de fumantes, o levantamento realizado pelo Ministério mostra que as doenças geradas pelo tabagismo são responsáveis por aproximadamente 200 mil mortes no Brasil todos os anos. No mundo, esse número chega a seis milhões de mortes anuais, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Outros fatores preocupantes são os malefícios que o cigarro provoca aos fumantes passivos, ou seja, pessoas que convivem ou inalam diariamente a fumaça do cigarro e por isso, correm tantos riscos de saúde quanto o dependente direto do tabaco.

Por esse motivo, a MAPFRE Saúde desenvolveu o projeto Cessação de Tabagismo, com o objetivo de alertar as pessoas sobre os riscos do cigarro à saúde, a importância da conscientização e de tratamentos que possam auxiliá-las a se livrar da dependência. “Por ser a primeira causa de morte evitável no mundo, atuar sobre o tabagismo é uma prioridade. Se conseguirmos fazer as pessoas pararem de fumar, ótimo, mas mesmo fazê-las diminuir a quantidade ou iniciar mais tarde, uma vez que a dependência também está relacionada à idade em que se inicia o hábito (quanto mais tarde, mais fácil será de parar). Neste projeto podemos perceber que o custo-benefício da intervenção médica ao vício é muito efetivo. Principalmente, quando o fumante passa a visitar o consultório médico rotineiramente e aceita a primeira avaliação sobre sua saúde. De acordo com estudo da OMS, cerca de 70% dos fumantes querem parar de fumar completamente, 46% tentam parar com alguma regularidade e outros 70% de fumantes procuram uma assistência especializada para deixarem o vício”, explica Claudio Tafla, diretor da MAPFRE Saúde.

O especialista comenta que a diminuição do tabagismo está diretamente relacionada à redução de outros problemas de saúde. “Após a pausa na utilização do cigarro, já é possível identificar melhora significativa em doenças cardiovasculares, pulmonares, cânceres, hospitalizações, menor número de recém-nascidos de baixo peso, assim como, incidência de distúrbios físicos, cognitivos e emocionais nos filhos de mães que fumaram durante a gestação, sem contar as questões ligadas à paladar, olfato e outros sentidos, que já se evidenciam melhor, nas primeiras 24 horas de cessação”, finaliza Tafla.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula