Descoberto um novo continente que estaria submerso

Nova Zelândia é o que resta de um grande continente do tamanho de toda a Europa

© Pixabay

Tech Geografia 17/02/17 POR Notícias Ao Minuto

"Os cientistas dos séculos 19 e 20 coletaram um grande número de dados que indicam que a Nova Zelândia representa uma parte da crusta terrestre. Alguns deles até consideraram que isso permite destacar a Nova Zelândia e toda a zona submarina que a rodeia como um continente separado. Analisamos todos os dados e provamos que a Zelândia existe", escreveram os cientistas do Instituto da Geologia e Física Nuclear de Dunedin, Nova Zelândia.

PUB

Segundo os cientistas, o que diferencia a Nova Zelândia de outras ilhas no oceano Pacífico é que faz parte da crusta terrestre, não é uma ilha vulcânica que cresceu no fundo do oceano em resultado da atividade tectônica ou vulcânica.

Por muito tempo, os cientistas pensavam que a Nova Zelândia seria parte da placa Australiana – que integrava o supercontinente Gondwana que se separou da Índia e Antárctica cerca de 100 milhões de anos atrás. Nesse caso, a Nova Zelândia servia de fronteira entre as placas Australiana e Pacífica.

Entretanto, Nick Mortimer e seus colegas opinam que, de fato, a Nova Zelândia é o que resta de outra placa, compatível com a Australiana, que se afundou no passado distante.

A teoria se baseia no fato de que o sedimento da crusta terrestre ao redor da Nova Zelândia é claramente diferente das rochas da placa Australiana. Além disso, a idade das rochas zelandesas é muito antiga – cerca de 2,7 bilhões de anos. O importante é que a espessura da crusta e a estrutura das rochas dos últimos 84 milhões de anos difere notavelmente do subsolo australiano.

Segundo os cientistas, o continente escondido é de 4,9 milhões de quilômetros quadrados, o que é equivalente à Índia ou toda a Europa. Os geólogos supõem que a Zelândia se separou do Gondwana ao mesmo tempo que a Antártida – entre 105 e 85 milhões de anos atrás. Ocupava cerca de 5% do supercontinente da época dos dinossauros.

A razão de a Zelândia se ter afundado foi a pequena espessura da sua crusta por causa da tensão tectônica se ter reduzido. Consequentemente, a Zelândia "deslizou" pouco a pouco para o fundo marítimo. Com informações da Sputnik News Brasil.

Leia também: Menina de 7 anos escreve a CEO do Google e ele responde; leia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 11 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 18 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 18 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 18 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 18 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda