Lava Jato afeta empresas brasileiras no Peru

Governo do país confiscou dinheiro de construtoras como Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS

© Reuters / Ricardo Moraes

Política américa do sul 21/02/17 POR Notícias Ao Minuto

O governo do Peru determinou o confisco de 200 milhões de soles peruanos (algo em torno de R$ 191 milhões) de empresas brasileiras estabelecidas no país e envolvidas em corrupção.

PUB

+ 'Estou fazendo o que o Lula nunca fez: trabalhar', diz Doria em vídeo

Para o professor de Relações Internacionais Maurício Santoro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, "a medida adotada pelo Governo Peruano revela uma nítida extensão da Operação Lava Jato". O confisco peruano afetou empresas construtoras como Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS, de acordo com informações divulgadas pelo site de jornalismo investigativo Ojo Público.

De acordo com esta fonte, "o Governo e o Ministério Público do Peru estão aumentando sua atuação na Operação Lava Jato". Por meio desta atuação, Governo e promotores conseguiram de executivos da Odebrecht a admissão de que entre os anos de 2005 e 2014 a empresa despendeu US$ 29 milhões em propinas para assegurar sua vitória nos editais de licitação para realização de grandes obras públicas de infraestrutura no Peru. O período abrange os Governos de três presidentes peruanos: Alejandro Toledo (2001-2006), Alan García (2006-2011) e Olanta Humala (2011-2016).

Para o especialista Maurício Santoro, isto demonstra que todos os Governos civis do Peru, depois da redemocratização do país, estão sob suspeita de irregularidades e corrupção.

"Havia uma fragilidade muito grande na cooperação internacional para que tais práticas [a corrupção entre empresas privadas e Governos] pudessem acontecer. Isto começou a mudar na semana passada, quando um grupo de procuradores do Brasil e de vários outros países decidiu montar uma força tarefa que irá investigar práticas delituosas de empresários e funcionários públicos, e adotar as medidas pertinentes".

Na opinião de Santoro, o que aconteceu no Peru é emblemático e deixa uma grande lição: "Creio que pela primeira vez a opinião pública nacional e internacional toma conhecimento de que no Peru a alta cúpula política esteve envolvida em denúncias de corrupção. Três presidentes, desde a redemocratização do país, estão sob suspeita e investigação. Isto é muito grave. É como se um terremoto tivesse passado pela vida política do país.

"Com estas revelações e medidas punitivas adotadas pelo Governo peruano, poderá estar mudando o relacionamento entre empresas privadas e autoridades? O Professor Maurício Santoro acredita ser possível: "É um caminho muito longo a percorrer até lá. Mas é preciso também que a sociedade seja mais participativa e fortaleça seu poder de fiscalização em relação aos empresários e agentes públicos." Com informações da Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula