Smartphones: chinesas crescem e tiram mercado de Apple e Samsung

Juntas, as asiáticas Huawei, Oppo e BBK cresceram de uma fatia de 12,6% das vendas mundiais em 2015 para 19,4% em 2016

© Divulgação

Tech Empresa 21/02/17 POR Folhapress

As fabricantes chinesas de smartphones cresceram e, em 2016, tiraram uma casquinha dos resultados da Apple e da Samsung.

PUB

É o que mostra o balanço anual da consultoria Gartner sobre o mercado global de celulares. Juntas, as asiáticas Huawei, Oppo e BBK cresceram de uma fatia de 12,6% das vendas mundiais em 2015 para 19,4% em 2016.

Em número totais, as chinesas venderam 62,4% mais smartphones que no ano anterior. Já Apple e Samsung, respectivamente com 14,4 e 20,5% do mercado, tiveram uma queda de cerca de 4% nas unidades vendidas.

A Huawei, terceira colocada no mundo, com 8,9% das vendas em 2016, "está com tudo pronto para chegar ainda mais perto do segundo lugar", afirma o autor do estudo, o pesquisador Anshul Gupta.

Em janeiro, sinalizando essa postura, a empresa lançou o Mate 9 nos Estados Unidos, um celular com boas especificações, comparável ao Galaxy S7 e ao iPhone 7. O executivo Richard Yu anunciou o lançamento com um discurso em Las Vegas, provocando diversas vezes a Apple e dizendo que a Huawei "nunca esconde sua ambição".

O volume de vendas das empresas asiáticas, em parte, é regional. Na China, a Oppo está em primeiro lugar, seguida da BBK, mas são marcas praticamente desconhecidas no ocidente.

Continuam em baixa a canadense BlackBerry, que abocanhou menos de 0,01% do mercado em 2016, e o Windows Phone, com 0,3% das vendas, menos de um terço dos 1,1% do ano anterior.

Ao todo, as vendas de celulares cresceram 7% no último trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do ano anterior, e 5% no acumulado do ano.

EMPATE TÉCNICO

No último trimestre de 2016, a Samsung perdeu a liderança para a Apple pela primeira vez desde 2014. As duas empresas, porém, ficaram praticamente empatadas, com 17,9% do mercado do trimestre nas mãos da Apple e 17,8%, da Samsung.

Segundo Gupta, a vantagem da Apple explica-se por a Samsung ter descontinuado o Galaxy Note 7, perdendo clientes que gostam de telefones com telas grandes e "stylus" (a canetinha para desenhar na tela).

O Note 7 foi retirado do mercado em outubro, após ser revelado que suas baterias estavam explodindo durante a recarga, um problema atribuído a falhas de projeto.A força do iPhone 7 e iPhone 7 Plus no mercado também contribuíram para a "virada" da Apple, diz Gupta.

No acumulado de 2016, porém, a Samsung conquistou 20,5% do mercado, contra apenas 14,4% da Apple. O mérito é do Galaxy S7, lançado no primeiro semestre do ano e sucesso de vendas no mundo todo.

Em 2015, o balanço terminou com um resultado semelhante: 22,5% da Samsung e 15,9% da Apple. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula