Como transformar a alimentação em aliada no treino?

Alguns alimentos podem tornar seu treino ainda mais poderoso

© iStock

Lifestyle PRÉ E PÓS TREINO 22/02/17 POR Notícias Ao Minuto

Quem pratica esportes e faz academia sabe: a alimentação é sempre muito importante antes e depois dos exercícios para dar aquela energia e também para recuperar as forças depois de todo o esforço. Por isso, praticantes estão sempre atrás de alimentos que podem turbinar o treino, e não pode ser qualquer coisa que entra no prato, com fracionamento das refeições, consumo adequado de frutas, legumes e verduras e baixa ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura. E claro, sempre se manter hidratado.

PUB

Leia também: 10 dicas e 10 roubadas para quem vai curtir o Carnaval em Salvador

A nutricionista e chef Bruna Pavão diz que um destes alimentos pode ser o guaraná em pó, e sempre que possível ela tenta utilizar esse ingrediente em suas receitas de pré e pós-treino. “Além de ser um ingrediente com ótimo custo, ele é essencial no fornecimento de energia para o meu corpo. O melhor momento para ingerir o guaraná em pó é antes do treino. Assim você irá garantir a sua disposição”. A nutricionista conta que, para os praticantes de corrida, é aconselhável a ingestão de 1 a 2 colheres (sopa) de guaraná em pó em um shake de frutas ou em um mix de granola com banana. “Use a criatividade e incorpore este ingrediente na sua alimentação”.

Alimentação

Outro tipo importante para o pré-treino é o carboidrato com baixo índice glicêmico, como pães integrais, batata doce, frutas e cereais. “Estes alimentos demoram mais para serem digeridos, liberando o açúcar aos poucos no sistema e mantendo a energia necessária durante toda a atividade, ” diz Bruna. É recomendado também evitar alimentos com muitas fibras pois sua fermentação pode causar desconforto abdominal.

Quando você termina seu treino, o foco da alimentação deve ser a proteína, que não precisa ser apenas carne. “Soja, iogurtes e queijos como o branco, cottage ou ricota também são ótimas fontes proteicas. Mas caso queira ir para a carne mesmo, prefira carnes magras, como peito de peru e frango” comenta a nutricionista.

Mas não se esqueça de fazer também a reposição dos carboidratos após o treino. Eles também são importantes para quem busca a melhora da massa magra. Quando forem consumidos no pós-treino, os carboidratos não serão armazenados na forma de gordura e sim utilizados pelos nossos músculos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 20 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

mundo Insólito Há 3 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

fama BERNARD-HILL Há 22 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo México Há 3 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 21 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite