Diabetes gestacional pode afetar saúde do bebê; saiba mais

Feto pode sofrer hipoglicemia, malformação e até falecer

© iStock

Lifestyle SAÚDE DO FETO 21/02/17 POR Notícias Ao Minuto

Caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, o diabetes mellitus gestacional (DMG) é um mal que atinge cerca de 10% das grávidas no Brasil. A doença traz diversos riscos para o bem-estar dos bebês, que podem desenvolver hipoglicemia, malformação fetal e, nos casos mais graves, até falecer.

PUB

Leia também: Quais os riscos de engravidar logo após o 1º filho, como Thais Fersoza?

De acordo com o Dr. Gilberto Nagahama, ginecologista do Hospital San Paolo, localizado na Zona Norte de São Paulo, há um risco maior de óbitos fetais tardios (após a 32ª semana de gestação) quando o diabetes da mulher não é controlado. O líquido amniótico, que envolve o feto, é outra preocupação: o excesso dele, causado pelo descontrole da glicemia, pode atrapalhar a respiração da mãe, pois faz o tamanho do útero aumentar e comprimir o diafragma.

O médico explica também que a malformação do feto geralmente acontece quando a mãe engravida numa fase em que a doença se apresenta em um grau muito elevado. “A glicose materna passa pela placenta através de um mecanismo chamado difusão facilitada. Isso significa que muita glicose será transmitida para o bebê se a gestante estiver hiperglicêmica”.

O DMG divide-se em duas classificações: tipo A1, que pode ser controlado apenas com dieta; e o A2, que exige uso de medicamentos. “A situação das gestantes deve ser avaliada a fim de impedir a evolução da doença, e esse assunto merece atenção”, afirma o Dr. Gilberto. Ele alerta também sobre os fatores de risco: “o sedentarismo e a consequente obesidade devem ser combatidos por todos, mas especialmente pelas grávidas, pois aumentam as chances de desenvolver o diabetes”.

Realizar os mais variados exames, antes e logo no início da gestação, é fundamental, já que a hemoglobina glicada deve ser menor que 6,1% nesses períodos. Segundo o especialista, a mulher que pretende engravidar deve ter um controle rigoroso do DMG. “É importante lembrar que a doença é controlada com uma paciente e um médico conscientes, que se empenham para realizar um tratamento eficaz. Orientação nutricional e atividades físicas fazem parte do tratamento para controlar o diabetes”, finaliza o médico do Hospital San Paolo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 12 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

fama Jojo Todynho Há 12 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

fama Faustão Há 12 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo EUA Há 12 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

mundo Espanha Há 11 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado

mundo Suíça Há 11 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

justica Kawara Há 13 Horas

Modelo e artista plástica; conheça Kawara presa por stalkear médico em MG

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Marlene Mattos responde acusações de Cátia Paganote, ex-Paquita da Xuxa

esporte Ranking Há 11 Horas

Revista elege o Top 10: Melhores jogadores da história do futebol europeu

fama Nattan Há 13 Horas

Henrique e Juliano 'sequestram' cães de Nattan e causam alvoroço na web