Acordo entre UE e Mercosul pode ser assinado até o fim do ano

A UE estaria mais aberta ao diálogo após a chegada de Donald Trump à presidência dos EUA

© PixaBay

Economia Após 22 anos 22/02/17 POR Notícias Ao Minuto

Após duas décadas de impasse, um acordo entre a União Europeia e o Mercosul pode ser assinado até o fim do ano, segundo o subsecretário de Integração Econômica Americana e do Mercosul, Daniel Raimondi, que está negociando com os europeus em Paris. Segundo ele, a UE está mais aberta ao diálogo após a chegada de Donald Trump à presidência dos EUA.

PUB

Em Paris, Raimondi também participou de uma conferência realizada pela embaixada brasileira convocada para dissipar os temores dos europeus, principalmente dos franceses, de que um acordo com os países-membros do Mercosul possa acarretar prejuízos a setores sensíveis da economia da UE, como a agropecuária. A confiança de que o diálogo dessa vez pode avançar de forma rápida foi a decisão tomada por ambas as partes de realizar um novo encontro, em fins de março, desta vez em Buenos Aires.

Ságuas Moraes, deputado federal pelo PT-MT e membro da bancada brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) também se mostra otimista.

"A gente percebe que agora esse acordo, que vem sendo negociado há mais de 20 anos, foi intensificado nos últimos quatro anos e com os Estados Unidos ficando de costas para o resto do mundo isso vai facilitar que o Mercado Comum Europeu possa buscar novos aliados como o Mercosul. Acredito que com esses fatores a gente possa aumentar nossos aliados no mercado internacional e garantir que o Mercosul se fortaleça ainda mais", diz o parlamentar.

Com relação às menores resistências que a França vem demonstrando nas negociações, Moraes lembra que a postura francesa será determinante para assinatura do acordo.

"A França é um dos países mais importantes dentro do Mercado Comum Europeu e, quando da sua constituição, reivindicou o monopólio de vários produtos como o vinho, por exemplo. Aceitou que Portugal pudesse continuar fabricando o Vinho do Porto, mas de forma artesanal em pequenas quantidades. Reivindicou o monopólio do leite e de vários outros produtos do agronegócio. A tudo que pudesse ameaçá-la ela colocaria restrição. Estando mais aberta com certeza o acordo fluirá com muito mais intensidade." Com informações do Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Maior produtor do mundo, Brasil terá que importar café

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 17 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 17 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 16 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor