Brasil autoriza residência temporária de 2 anos para venezuelanos

Medida beneficia cidadãos de países limítrofes que estão fora do Acordo de Residência do Mercosul

© Reuters

Brasil relações exteriores 23/02/17 POR Folhapress

O Conselho Nacional de Imigração autorizou a residência temporária de dois anos a cidadãos de países limítrofes que estão fora do Acordo de Residência do Mercosul, que beneficia principalmente os venezuelanos.

PUB

Embora a medida se estenda aos nacionais de Guiana, Suriname e Guiana Francesa, são os vizinhos do país governado por Nicolás Maduro quem deverão usar a nova regra para fugir da crise econômica, política e humanitária.

Pela resolução do órgão do Ministério do Trabalho, assinada no dia 14 e divulgada nesta quarta (22) no Diário Oficial da União, aplicam-se as mesmas regras que aos cidadãos de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, membros do acordo.

Os venezuelanos passam a ter direito a pedir residência direta após vencido seu visto de turista, de 90 dias. Segundo o texto, a medida também vale "a todos os cidadãos que estão em situação migratória irregular" em território brasileiro.

Dentre os últimos, estão cerca de 450 imigrantes que foram detidos em dezembro pela Polícia Federal (PF) em Roraima, em sua maioria índios da etnia warao.

Os agentes da PF os retiraram das ruas de Boa Vista e Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e prepararam para a deportação quando a Justiça interrompeu o processo após pedido da Defensoria Pública da União.

O documento faz referência ao "fluxo migratório, sobretudo na região Norte, de nacionais de países fronteiriços que ainda não são parte do acordo de residência", em alusão indireta aos aumento da entrada de venezuelanos.

Os imigrantes ilegais dos três países e do território francês cujo visto de turista já venceu e querem optar pela residência deverão apresentar-se às unidades da PF para se regularizarem. As regras estão disponíveis no site da instituição.

Para quem solicitou refúgio ou asilo político e quer aderir à nova regra deverá retirar o primeiro pedido e apresentar um novo de residência temporária à Polícia Federal.

CRISE HUMANITÁRIA

O Brasil é o segundo país a relaxar das leis migratórias para os venezuelanos depois que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos pediu aos membros da OEA que protegessem os oriundos do país devido à crise.

Ainda não há estimativas de quantas pessoas seriam beneficiadas. No dia 3, o Peru anunciou a concessão de vistos de residência temporária de um ano para os imigrantes, o que deveria beneficiar cerca de 6.000 pessoas. Com informações da Folhapress.

Leia também: Governo nega que Forças Armadas ficarão no Rio para o Carnaval

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada