Última escola a desfilar, Beija-Flor traz o romance "Iracema"

A escola inovou e não dividiu seus componentes em alas

© Fernando Grilli | Riotur

Cultura Carnaval 27/02/17 POR Estadao Conteudo

Quinta colocada em 2016 e sempre candidata ao título, a Beija-Flor foi a sexta e última escola a desfilar na primeira noite de exibições do grupo de elite do carnaval do Rio, encerrando a primeira parte da folia na Sapucaí. A agremiação de Nilópolis, na Baixada Fluminense, encenou no sambódromo o romance "Iracema", publicado em 1865 por José de Alencar (1829-1877).

PUB

O livro narra a história de amor da índia Iracema com o branco português Martim, união contestada pela tribo dela, mas que acabou resultando em Moacir, o primeiro mameluco (mestiço de índio e branco) brasileiro.

Para contar esse romance, a Beija-Flor inovou: numa iniciativa de Laíla, diretor de Carnaval e Harmonia, a escola não dividiu seus componentes em alas. Foram mantidas apenas as alas obrigatórias segundo o regulamento, como a das baianas. Os demais integrantes da escola foram distribuídos de forma a compor seis cenas, intercaladas por grupos que ajudavam a contar a história. Os participantes de cada cena interagiam entre si, interpretando personagens para narrar episódios da vida de Iracema.

Aparentemente a inovação deu certo - a escola desfilou compacta e a sequência de cenas era de fácil compreensão. As fantasias eram repetitivas, mas luxuosas e bem acabadas, assim como os carros alegóricos. O samba é bom, mas tem uma letra cheia de termos indígenas difíceis de pronunciar - por isso, o público só se empolgava num trecho do refrão: "A jandaia cantou no alto da palmeira / o nome de Iracema". Outro motivo da falta de empolgação da plateia foi a hora do desfile, atrasado em função do acidente com o último carro da Paraíso do Tuiti. Quando a Beija-Flor terminou o desfile já eram 6h45, a segunda-feira havia amanhecido e era muito comum flagrar pessoas da arquibancada bocejando ou quase dormindo.

A empolgação do público, porém, não é quesito avaliado pelos jurados, daí a expectativa de que a Beija-Flor retorne no desfile das campeãs - não será zebra se conquistar o título. Ao final, Laíla reclamou da disposição dos microfones sobre os instrumentos da bateria, mas elogiou o desempenho da escola: "Se não houvessem colocado microfones sobre os tamborins ficaria melhor. Mas fizemos nossa parte, e acho que somos candidatos ao título", avaliou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda