Mangueira e Portela desfilam na noite que fecha o Carnaval do Rio

Às 22h, o desfile começa com a União da Ilha e seu enredo sobre o tempo, em uma perspectiva trazida por lendas angolanas

© Tata Barreto | Riotur

Cultura Grupo 27/02/17 POR Notícias ao Minuto

O Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro terá hoje (27) sua segunda noite de desfiles, que será encerrada pelas duas maiores campeãs do carnaval: Portela e Mangueira.

PUB

Na primeira noite, desfiles grandiosos de Beija-Flor e Salgueiro e as participações emocionantes na Grande Rio e na Imperatriz foram os destaques. Na Paraído do Tuiuti, um carro alegórico atropelou 20 pessoas e três foram internadas em estado grave no Hospital Souza Aguiar.

Às 22h, o desfile começa com a União da Ilha e seu enredo sobre o tempo, em uma perspectiva trazida por lendas angolanas. A escola vai falar sobre o poder transformador do tempo e sua regência sobre a "árvore da vida", criando, como diz a sinopse do enredo, "a cronologia entre as raízes do passado, as folhas do presente e os frutos do futuro".

O segundo desfile, às 23h25, é o da São Clemente, escola que escolheu o curioso enredo Onisuáquimalipanse, palavra inventada para aportuguesar a frase "envergonhe-se quem pensar mal disso", em francês. Ambientado na França de Luís XV, o enredo vai contar uma história de palácios estravangantes, vaidade e corrupção.

A terceira escola da noite é a Mocidade de Padre Miguel, que vai ao clássico As Mil e uma Noites resgatar o conto de Sheherazade para falar sobre o Marrocos. Palácios, hábitos e religião devem entrar no enredo, que vai lembrar também a imigração árabe para o Brasil.

A Unidos da Tijuca vai unir Louis Armstrong e Pixinguinha em uma homenagem à importância dos dois compositores para a música do continente americano. O enredo cria a partir de um encontro real entre os gênios, ocorrido em 1957, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O desfile está marcado para 2h15.

Logo depois, é a Portela que desfila na Marquês de Sapucaí, às 3h40. A escola de Madureira vai falar do papel central dos rios na vida humana, desde a formação das civilizações, o comércio e a urbanização. A fé, os mitos e a necessidade de preservação dos rios também estão na programação da escola.

Campeã do ano passado, a Mangueira entra com peso na avenida às 4h50 e pede intercessão aos santos para ganhar mais um carnaval. A escola vai levar para a Sapucaí os santos que marcam a fé brasileira, sejam eles católicos ou de matriz africana. Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Motorista de carro alegórico de acidente se entrega à polícia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 15 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 11 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 12 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 14 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

fama Acidente Há 11 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

mundo México Há 14 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Monique Evans Há 14 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 13 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte Luto Há 11 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

justica Feminicídio Há 15 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano