Agentes norte-coreanos planejaram morte de Kim Jong-nam, diz Seul

A agência de inteligência da Coreia do Sul diz que assassinos são funcionários do regime comunista

©  Hwang Kyo-ahn / Reuters

Mundo Governo 27/02/17 POR Folhapress

A agência de inteligência da Coreia do Sul afirma que quatro dos oito norte-coreanos suspeitos de ligação com a morte de Kim Jong-nam são funcionários do regime comunista, informaram nesta segunda-feira (27) legisladores do país vizinho.

PUB

O primogênito de Kim Jong-il (1942-2011) e meio-irmão do atual ditador, Kim Jong-un, morreu em 13 de fevereiro depois de ser atacado no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, com gás VX, uma arma química de destruição em massa.Até o momento, a polícia malasiana prendeu um deles. As forças de segurança consideram que os demais tenham fugido do país ou estejam escondidos na embaixada em Kuala Lumpur, que tem imunidade diplomática.

Segundo o deputado Lee Cheol-woo, os agentes de inteligência sul-coreanos consideram que quatro suspeitos são do Ministério de Segurança e dois da Chancelaria. Isso faz com que a morte seja considerada terrorismo de Estado, em sua opinião.

Outro legislador que participou da mesma reunião, Kim Byung-kee disse que os norte-coreanos se dividiram em três equipes: duas recrutaram no Vietnã e na Indonésia as duas mulheres que atacaram Kim Jong-nam na Malásia.

O terceiro time era para apoio em Kuala Lumpur. Deste participariam o diplomata Hyon Kwan-Song, da embaixada na capital malasiana, Kim Uk-il, funcionário da companhia aérea Air Koryo, e Ri Jong-chol, o único preso.

No domingo (26), o Ministério da Saúde da Malásia afirmou que Kim Jong-nam morreu, no máximo, 20 minutos depois de ter sido atacado com o gás VX. Ele estava no aeroporto para pegar um voo para Macau, onde morava com a família.

As duas agressoras -a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Huong- estão presas e disseram à polícia que acreditavam estar participando de uma pegadinha de televisão.

A Coreia do Norte ainda não comentou sobre as acusações de uso de gás VX. Na quinta (23), o país comunista acusou a Malásia de conspirar com os sul-coreanos e de fazer uma investigação politizada do assassinato.Também exigiram que o corpo fosse levado a Pyongyang para a autópsia, embora não tenham reconhecido se tratar do irmão do ditador. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Estado Islâmico faz 'blitz' para impor uso de véu

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 2 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 11 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 5 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'