Realocação de imigrantes será tema de reunião em Bruxelas

Países da Comissão Europeia que não respeitam programa deverão ser advertidos

© Reuters

Mundo Notícias do Mundo 27/02/17 POR Notícias Ao Minuto

"Deter" os imigrantes destinados a serem repatriados, aumentar os recursos para ampliar os retornos voluntários e diminuir as burocracias nacionais para acelerar as políticas de relocação de requerentes de refúgio: estes são os principais assuntos que deverão ser tratados em uma reunião em Bruxelas da Comissão Europeia pelos seus Estados-membros na próxima quarta-feira, dia 1º.   

PUB

Segundo fontes europeias à ANSA, o grupo abrirá em breve o caminho para os processos de infração de relocação de imigrantes lançando um ultimato aos países que ainda não fizeram esforços para a realocação de 98.255 requerentes de refúgio da Itália (34.953) e da Grécia (63.302), que deveria ser cumprido até setembro deste ano.   

De acordo com as fontes, na reunião desta quarta os países que não estão respeitando a medida de realocação dos imigrantes ainda não deverão ser sancionados pela Comissão Europeia, mas que Bruxelas deverá usar, pela primeira vez, uma linguagem mais firme advertindo as nações que não estiverem "mantendo o ritmo".   

Esses países seriam, por exemplo, a Hungria - empenhada em fortificar o muro na fronteira com a Sérvia -, a Polônia, a República Tcheca, e a Eslováquia, que até o momento não receberam nenhum imigrante do programa ou acolheram muito pouco deles. Com isso, essas nações que acreditaram que o programa de realocação "morreria" com seu prazo de validade em setembro de 2017 serão informadas que a decisão continuará em vigor até ser cumprida na sua totalidade.   

Além disso, nesta quarta também deverá ser discutido outro importante tema relacionado à imigração: a política de repatriação, ainda longe de ser atualizada e que deve ser um problema para a Itália, país que serve como entrada de milhares de imigrantes ilegais na Europa todos os anos.   

Para reforçar o número de repatriações, a União Europeia tem planos para alavancar os trabalhos da agência da União Europeia para Controle das Fronteiras (Frontex) nessa frente, para aumentar os recursos dos países destinados a ampliar as saídas voluntárias de imigrantes para seus países de origem e para "reter em centros fechados os imigrantes destinados a repatriação", para evitar que eles fujam. (ANSA)

Leia também: Conselho de Segurança da ONU votará sanções contra Síria

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba 27/04/24

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Iraque Há 43 mins

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

mundo Guangzhou Há 53 mins

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama Casais famosos Há 20 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 22 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 23 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

fama JERRY-SEINFELD Há 23 Horas

Jerry Seinfeld culpa extrema esquerda e politicamente correto pelo fim da comédia

fama Baby Reindeer Há 20 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

economia INFLAÇÃO-IPCA-15 Há 23 Horas

Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril