Consultora acusada no Vatileaks 2 critica Papa em nova carta

Francesca Chaouqui pediu "um basta à caça as bruxas"

© REUTERS/Max Rossi

Mundo vaticano 28/02/17 POR Notícias Ao Minuto

A consultora ítalo-marroquina Francesca Immacolata Chaouqui, que foi condenada a 10 meses de prisão no processo de vazamento de documentos da Santa Sé, o "Vatileaks 2", mas cuja pena está suspensa, escreveu mais uma carta aberta ao papa Francisco, na qual pede para que a "caça às bruxas" tenha um fim. "Peço-te humildemente, da filha ao próprio pai de qual recebeu chibatadas, de dar um basta à caça às bruxas, de me deixar viver em paz a minha maternidade, de me deixar continuar a trabalhar [...] pelo respeito que devo a Pietro Elijah Antonio, meu filho que no meu ventre quase morreu no local onde nos fecharam [salas de interrogatórios] pela sua vontade", afirmou a consultora no texto divulgado pelo jornal "Libero".   

PUB

"Não me deixe ir parar na prisão porque eu não escaparei, deverão me prender com o meu filho", afirma Chaouqui, que também diz que "se for preparado o pedido de extradição à Itália [...] saiba que não esperarei a resposta do Estado italiano, me apresentarei com o meu filho Pietro na Gendarmeria". "Um dia você [Francisco] me disse que foi um erro me indicar à [Comissão de Estudos sobre as Atividades Econômicas do Vaticano] Cosea. Tinha razão, foi um erro enorme. Eu o entendi na minha pele e te pergunto se você não se sente responsável não apenas à Igreja e ao mundo, mas também a mim pelo peso insuportável que me fez carregar, talvez por uma questão de imagem: mulher, jovem, nascida em uma família pobre", disse a ítalo-marroquina.   

"Passou um ano desde que te escrevi pela última vez. Pedia a você para me defender no processo de vazamento de documentos no qual fui acusada no Vaticano. Você não o fez. Eu estava grávida, estava assustada, estava sozinha", afirmou Chaouqui ao Papa na carta. "Naqueles dias, eu me perguntava o que aconteceria da minha vida e da do meu filho, se ele nascesse, enquanto você deixava de fato torturar uma grávida. Perguntava-me o que verdadeiramente era para você a misericórdia enquanto a minha vida era destruída a golpes de mentiras nas primeiras páginas da imprensa de todo o mundo", concluiu a consultora do Vaticano. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 16 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite