Transplante de córnea cresce 7,8% no Brasil, aponta pesquisa

O menor acesso às terapias de ponta e dosagem alta de hormônio na pílula anticoncepcional explicam o resultado

© iStock

Lifestyle Efeitos 06/03/17 POR Notícias Ao Minuto

A crise econômica fez 2,8 milhões de brasileiros perderem o plano de saúde de 2014 para cá, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde). Isso já tem reflexos no bem estar da população. É o que mostram os levantamentos de transplantes de córnea da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).

PUB

Leia também: Pesquisa: 65% dos brasileiros não aplicam filtro solar diariamente

A última estatística disponível, revela que de janeiro a setembro de 2016, o número de indicações de transplante aumentou 7,8% em relação ao mesmo período de 2015. Nos primeiros 9 meses de 2016 totalizou 22.547 indicações, sendo 11.098 transplantes realizados e 11.498 inscritos na fila de espera em setembro. No mesmo período de 2015 totalizou 20.913 indicações, sendo 10.499 cirurgias realizadas e 10.419 na fila de espera em setembro.

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier a maior causa deste crescimento é o menor acesso às terapias de ponta para tratar o ceratocone, doença degenerativa da córnea que responde por 70% dos transplantes no Brasil. O SUS responde por 95% dos transplantes de córnea no Brasil, mas não oferece os tratamentos que evitam o procedimento, destaca.

Diagnóstico precoce

O oftalmologista afirma que uma das tecnologias que evitam o transplante é a tomografia da córnea. Isso porque faz o mapeamento das duas faces e permite diagnosticar precocemente, antes dos primeiros sintomas da doença: troca frequente do grau dos óculos, olhos vermelhos, fadiga visual e aversão à luz. A tomografia, ressalta, é especialmente importante no acompanhamento de crianças que têm prognóstico negativo já que a doença tende evoluir mais rapidamente quando aparece na infância. O levantamento de 2016 da ABTO mostra que em média 3 crianças/dia entraram na fila de espera por córnea, totalizando 721 casos até setembro. A maioria poderia ser evitado.

Como evitar o transplante

A boa notícia é que crianças e adolescentes respondem melhor ao crosslink, terapia que associa riboflavina (vitamina B12) e radiação UV para tornar a córnea até três vezes mais resistente e interromper a evolução do ceratocone. Em muitos pacientes além de interromper a evolução da doença também melhora a visão em até duas linhas da carta de Snellen. A má notícia é que um atraso de apenas seis meses, comum entre pacientes adultos, já pode ser o suficiente para indicação de transplante em crianças. Além disso, nem todas respondem bem ao tratamento. Segundo Queiroz Neto este é o caso das que tem cones periféricos já que a luz UV é aplicada em um plano perpendicular e atinge com menos intensidade a periferia da córnea.

Risco dos hormônios femininos

O médico diz que mulheres diagnosticadas com ceratocone devem estar atentas até à quantidade de hormônio da pílula anticoncepcional. Isso porque, explica, níveis elevados de hormônios femininos podem piorar o ceratocone. Prova disso é o agravamento da doença relatada por pacientes durante a gestação. Como a partir da puberdade a mulher fica exposta a muita variação hormonal o crosslink é a única terapia preventiva entre elas.

Outras terapia

O oftalmologista destaca que para diminuir o astigmatismo irregular o crosslink pode ser aplicado em conjunto com o Excimer laser utilizado nas cirurgias refrativas, para eliminar a miopia, hipermetropia astigmatismo. No caso do ceratocone o objetivo do laser é melhorar a correção visual com uso de óculos ou lentes de contato.

Outra terapia elencada pelo especialista para evitar o transplante é o implante de lentes intraoculares sem a retirada do cristalino para corrigir casos de alta miopia ou astigmatismo, comuns em que tem ceratocone. A lente é implantada no olho sobre a íris parte colorida do olho, sem retirar tecido da córnea como acontece na cirurgia refrativa a laser.

O transplante de córnea, comenta, também pode ser evitado pelo implante de anel intraestromal em pessoas que têm dificuldade de usar lente de contato por causa do abaulamento da córnea. O anel, explica, evita o transplante porque aplana a córnea e torna o uso da lente de contato mais confortável. O melhor tratamento depende de avaliação médica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo Há 23 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 20 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 2 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 18 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões Há 23 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

economia Lula Há 23 Horas

União dará Pix de R$ 5,1 mil e planeja comprar casas para vítimas das cheias

esporte Ranking Há 11 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação Há 23 Horas

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 17 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"