BCs na Europa elevam reservas em moeda estrangeira em sinal de cautela

O montante de ativos em moeda estrangeira da Suíça, por exemplo, teve um salto no mês passado no maior ritmo em mais de dois anos

© PixaBay

Economia Política monetária 07/03/17 POR Estadao Conteudo

Bancos centrais de países pequenos da Europa têm elevado suas reservas em moeda estrangeira em níveis geralmente associados com períodos de estresse global intenso, o que ilustra a fragilidade da recuperação econômica global, apesar do recente otimismo nos mercados financeiros.

PUB

O montante de ativos em moeda estrangeira da Suíça, por exemplo, teve um salto no mês passado no maior ritmo em mais de dois anos, no momento em que o banco central do país enfrenta o franco forte, que enfraquece as exportações e a inflação. O BC da República Checa interveio em janeiro em patamar forte para manter sua meta cambial frente ao euro. A Dinamarca também comprou moeda estrangeira para impedir que a coroa se fortaleça em demasia.

Os bancos centrais citados mostram comportamento similar ao de crises para proteger suas moedas, mesmo na ausência de problemas óbvios. Isso os expõe a perdas caso suas moedas não consigam se enfraquecer por si mesmas. Além disso, levanta dúvidas sobre por quanto tempo essa estratégia pode ser mantida, em um momento no qual as incertezas políticas e econômicas parecem ser uma marca duradoura na economia global.

"Há um pouco de comportamento de sobrevivente", afirmou Peter Rosenstreich, diretor de estratégia de mercados do Swissquote Bank. "Eles estão protegendo suas moedas há tanto tempo e é tão duro desistir dessa posição defensiva", comentou.

Analistas citam as eleições na França e na Alemanha neste ano, além de incertezas políticas na Itália, nos EUA e no Reino Unido como razões para a demanda por moedas mais seguras, como o franco suíço e a coroa dinamarquesa.

O presidente do BC suíço, Thomas Jordan, disse em entrevista recente que os momentos de incerteza política são "problemáticos para nós, porque o franco suíço é considerado um porto seguro", o que tende a impulsionar a moeda nesse contexto. Fonte: Dow Jones Newswires.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 7 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 9 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica Pridão Há 8 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

justica São Paulo Há 9 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 9 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 7 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil Vírus Há 7 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

lifestyle Signos Há 9 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 10 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 8 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta