Jardim em miniatura: aprenda todas as dicas para fazer o seu!

É muito fácil montar o seu próprio jardim de suculentas em casa

© iStock

Lifestyle DECORAÇÃO 07/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Para quem deseja ter o próprio cantinho verde em casa, mas acaba desistindo pela falta de espaço. Uma solução simples e muito charmosa são os jardins em miniatura. Também conhecidos como terrários, eles são muito fáceis de montar e cultivar – confira no passo a passo da Giuliana Flores:

PUB

Leia também: Seu cachorro é guloso? Conheça 5 dicas para lidar com o comportamento

Escolha das espécies

No jardim em miniatura, as condições ambientais devem ser similares as da natureza. O objetivo é reproduzir o mais fiel possível o habitat das plantas que serão cultivadas, por isso, dê preferência às de pequeno porte que ao crescer não ultrapassem a altura do vidro, facilitando a preparação e a manutenção. Iniciantes em jardinagem podem optar por variedades que gostam de sombra e toleram altos níveis de umidade, como musgos e samambaias. Por outro lado, se o objetivo é criar um clima árido em um recipiente aberto, os cactos e as suculentas são ideais.

Seleção do recipiente

O mais indicado é que seja de vidro ou outro material transparente para visualização total do arranjo. Também é preciso ter profundidade suficiente para acomodar as raízes de forma adequada. Quanto ao formato, existem estufas fechadas e cupulares, próprias para esse cultivo, mas aquários e potes comuns também funcionam, mas por terem maior abertura exigem regas mais frequentes.

Materiais e montagem

Com o recipiente limpo, o próximo passo é preencher o fundo com uma mistura de pedras, cascalho e carvão vegetal para auxiliar na drenagem da água. Em seguida, coloque uma camada de musgo e, por cima, espalhe de dois a três centímetros de terra e, em pequenos buracos, arrume as plantas, com cuidado para não danificar as raízes. Para finalizar use pedras, conchas, pequenas estátuas e outros objetos que harmonizam o arranjo.

Cuidados e manutenção

Os tipos de recipientes requerem diferentes cuidados. Viveiros fechados são naturalmente úmidos, por isso não há necessidade de muitas regas, já os potes sem tampa precisam de água toda semana – é importante ter em mente que a frequência depende também da espécie cultivada, cactos e suculentas, por exemplo, podem ser regados apenas uma vez por mês. Vale ressaltar que jardins em miniatura fechados às vezes precisam ser abertos para a circulação de ar fresco e para a remoção de ervas daninhas ou vegetais doentes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 14 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 23 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 19 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 22 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 15 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'