Gestão Doria suspende sobretaxa de operação para os táxis pretos

Categoria criada em 2015 deveria pagar uma taxa de R$ 60 mil para a Prefeitura para trabalhar

© pixabay

Brasil São Paulo 08/03/17 POR Estadao Conteudo

Criados antes da regulamentação dos aplicativos de transporte, tipo Uber ou Cabefy, como uma primeira tentativa de regularizar o serviço, os táxis pretos deixarão de ter de pagar uma taxa de R$ 60 mil para a Prefeitura para trabalhar.

PUB

Com avaliação de que os cerca de 3.400 táxis dessa categoria, que é de luxo, não têm condições de continuar pagando essa taxa, mesmo que parcelada, a Prefeitura decidiu suspender por 60 dias a cobrança da outorga onerosa para os carros pretos, que poderão renovar suas licenças mesmo se estiverem em débito com o poder público municipal.

A medida foi publicada pela Prefeitura no Diário Oficial da Cidade. A gestão João Doria (PSDB) também criou um grupo de trabalho para propor mudanças no projeto.

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, afirma que a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria da Fazenda. "O modelo do táxi preto tem problemas", disse, ao justificar a suspensão. "Agora, na renovação, os taxistas não conseguiriam pagar a taxa e isso seria a falência do sistema", afirmou.

Os táxis pretos foram criados em outubro de 2015 e a ideia era oferecer uma alternativa legalizada para o aplicativo Uber na categoria Black. Os carros deveriam ser de luxo, na cor preta, e só aceitar chamadas por meio de aplicativos. Também não precisavam ter taxímetro comum e aceitar pagamento por meios eletrônicos. Os aplicativos de táxi em operação então, 99 e a Easy, adaptaram seus apps para a modalidade.

Quando as outras categorias da Uber, mais baratas, e outros aplicativos de transportes começaram a se popularizar na cidade, quebrado o monopólio dos táxis, o serviço deixou de ser interessante para os motoristas - que ficaram com a conta do carro caro e a outorga para pagar. Mesmo os apps de táxi passaram a oferecer carros com preços mais em conta e que não eram cadastrados como táxi. com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 17 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 16 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 16 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 16 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Guilherme Leon Há 14 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

fama Fake News Há 16 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

esporte Morte Há 17 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Saúde Há 9 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Chile Há 8 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 8 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?