Portuguesa encerra jejum, vence e se afasta da degola

A Portuguesa voltou a vencer no Campeonato Brasileiro ao fazer 2 a 0 sobre o Atlético Mineiro, neste domingo à noite, no Estádio do Canindé, pela 35.ª rodada. A equipe paulista, que não vencia há cinco jogos, agora tem 44 pontos, em 13.º lugar, três pontos acima do primeiro time da zona de rebaixamento. O time mineiro, despreocupado com a competição, continua com 52 pontos, em sétimo lugar. Mas perdeu Réver, machucado, que preocupa para o Mundial.

© Reuters

Esporte Campeonato Brasileiro 17/11/13 POR Agencia Estado

Sem Souza, o técnico Guto Ferreira foi arrojado ao colocar o atacante Wanderson em seu lugar, na tentativa de ter três atacantes. Mas a Lusa perdeu muita na criação de jogadas com a ausência do meia, machucado, além de poder de fogo sem o artilheiro Gilberto, suspenso com três cartões amarelos. Henrique atuou em seu lugar.

PUB

A ideia do técnico Cuca era aproveitar algumas baixas, como Guilherme e Ronaldinho Gaúcho, para testar um novo formato tático, com três zagueiros: Leonardo, Réver e Emerson. Para tanto, escalou Gilberto Silva, afastado há quase três meses por contusão, no meio-campo.

Não deu sorte.

Aos 45 segundos de jogo, Réver foi subir para aliviar de cabeça e caiu feio no gramado: torceu o tornozelo esquerdo. Aos cinco minutos, Júnior César entrou em seu lugar, indo para a lateral-esquerda e deixando o Atlético na formação ortodoxa de 4-4-2.

O primeiro tempo foi amarrado. A Lusa tentou ser mais agressiva, mas sem poder de infiltração e finalização, diante de um Atlético mais violento, cometendo muitas faltas para travar o jogo. Mas nenhum dos times criou uma chance real para marcar seu gol.

O zero a zero parcial seria justo caso a Lusa não abrisse o placar, aos 45 minutos. Wanderson foi lançado pelo lado direito em velocidade, já dentro da área. E cruzou para o meio onde Bruno Henrique chegou batendo, de chapa de pé, no canto esquerdo do goleiro Giovanni.

No segundo tempo, o Atlético tentou ganhar espaço na frente, mas seus principais jogadores, como Luan e Diego Tardelli, estavam bem marcados. A Lusa passou a explorar os contra-ataques. E tentou duas vezes seguidas em lançamentos longos de Diogo. No segundo, aos 9 minutos, Henrique saiu na frente do goleiro, desviou a bola de leve no caminho do gol, mas o zagueiro Emerson apareceu para aliviar.

Diogo sentiu lesão após os lançamentos e foi substituído por Jean Motta. O jogo estava equilibrado quando a Lusa marcou o segundo gol. Após lateral cobrado errado por Júnior César, Henrique brigou com a defesa por três vezes até achar espaço para bater de perna esquerda. Um gol na raça, aos 19 minutos.

Depois disso, Cuca ainda tentou abrir o time mineiro com as entradas de Dátolo e de Neto Berola, mas não conseguiu. O sistema de marcação esteve impecável.

Na sua luta contra o descenso, a Lusa ainda terá mais três jogos. Vai sair contra dois times ameaçados: Bahia e Ponte Preta. Depois vai receber o Grêmio que está brigando pela Libertadores.

O Atlético-MG, preocupado com a disputa do Mundial de Clubes, e com vaga garantida na próxima Copa Libertadores, vai praticamente cumprir tabela o Independência contra o Goiás, sai com o Fluminense e fecha a campanha em casa com o Vitória.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA 2 X 0 ATLÉTICO-MG

PORTUGUESA - Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Bryan; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Wanderson (Corrêa); Diogo (Jean Motta) e Henrique (Bruno Moraes). Técnico - Guto Ferreira.

ATLÉTICOMG - Giovanni; Leonardo Silva, Réver (Julio César) e Emerson; Carlos César, Gilberto Costa (Dátolo), Rosinei e Lucas Cândido; Fernandinho (Neto Berola), Luan e Diego Tardelli. Técnico - Cuca.

GOLS - Bruno Henrique, aos 45 minutos do primeiro tempo. Henrique, aos 19 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).

CARTÕES AMARELOS - Carlos César, Émerson, Neto Berola e Lucas Cândido (Atlético-MG). Moisés e Bruno Moraes (Portuguesa).

RENDA - R$ 53.270,00.

PÚBLICO - 2.867 pagantes.

LOCAL - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

lifestyle Peso Há 23 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 22 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar