5 fatores que podem impedir o sonho de ser mãe

Desequilíbrio hormonal, infecções e alterações anatômicas podem dificultar, e até mesmo, impedir a gravidez

© iStock

Lifestyle GRAVIDEZ 19/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Ter filho faz parte da lista de sonhos de grande parte das mulheres. Muitas desejam engravidar e gerar o seu próprio bebê. Mas isso pode não ser possível em alguns casos. O ginecologista e obstetra, Dr. Jurandir Passos, que integra o corpo clínico do Laboratório Exame, explica que a dificuldade em engravidar e, até mesmo, a infertilidade feminina pode ser explicada por alguns fatores, como anatômicos, infecciosos, hormonais e imunológicos.

PUB

Leia também: Mito ou verdade: silicone pode prejudicar a amamentação?

A malformação dos órgãos genitais é uma das causas que influenciam na capacidade de engravidar ou de levar a gestação adiante. “Problemas na formação do útero ou alterações anatômicas da própria vagina podem levar a incapacidade da gestação. Além disso, a presença de miomas e modificações anormais do material menstrual influenciam negativamente na gestação, visto que o embrião não consegue se fixar na parede uterina, o que impossibilita levar a gestação até o final”, explica o especialista.

O descontrole hormonal e a presença de determinadas infecções também são fatores que dificultam e podem impossibilitar a gestação. “O distúrbio hormonal pode ser percebido pelas mudanças no ciclo menstrual e no volume da menstruação. Os hormônios são imprescindíveis para a gestação, já que eles estão intimamente ligados à ovulação da mulher. Já as infecções por bactérias, como por exemplo a clamídia e o micoplasma, podem gerar aderências uterinas e nas trompas, dificultando a passagem dos óvulos e até mesmo a fixação do óvulo fecundado na parede uterina”, alerta Dr. Jurandir.

Avaliação e diagnóstico das causas

O ideal para a mulher que deseja engravidar é procurar um especialista previamente para que a gestação seja programada e diminua os possíveis riscos. Para aquelas que têm dificuldade em engravidar espontaneamente, alguns exames devem ser feitos para detecção das causas. “A avaliação inicial é da anatomia dos órgãos genitais, por meio da ultrassonografia, a qual possibilita analisar a formação do útero, ovários e trompas. Malformações não são as únicas causas de disfunção das trompas e ovários, a endometriose também pode afetar a função das trompas, por meio da formação de aderências entre elas e o útero, ovário ou mesmo alças intestinais. A doença também pode afetar o ovário ao formar cistos no órgão e prejudicar seu funcionamento”, detalha.

Além disso, deve ser feita uma análise hormonal da mulher, por meio de exames de sangue que relatam as taxas do organismo. “A disfunção hormonal, a menopausa precoce e a síndrome do ovário policístico são algumas das causas hormonais que dificultam a gravidez e que podem ser diagnosticadas com um simples exame de sangue”. Vale lembrar que a idade da paciente também é um fator a ser levado em consideração, já que a partir dos 35 anos de idade a capacidade reprodutiva da mulher começa a diminuir”, esclarece.

Importante salientar também que a avaliação deve ser feita em conjunto com a do parceiro! “A avaliação da capacidade de engravidar não deve estar restrita apenas à mulher. Não podemos esquecer que o fator pode ser masculino”, conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 11 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 8 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 10 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Casais famosos Há 3 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama DEBORAH-EVELYN Há 7 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo