EUA admitem ação que matou civis na Síria

Eles negaram, entretanto, que seu alvo fosse a mesquita

© Reuters

Mundo Bombardeio 18/03/17 POR Folhapress

Acusadas de serem responsáveis por um ataque que matou 46 pessoas em uma mesquita na Síria, as forças militares dos Estados Unidos admitiram nesta sexta (17) que realizaram um ataque contra posições da rede terrorista Al Qaeda na região. Eles negaram, entretanto, que seu alvo fosse a mesquita.

PUB

Muitas vítimas da operação realizada na noite de quinta (16) no vilarejo de Al Jannah são civis, de acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, coordena ataques contra grupos extremistas na Síria e no Iraque desde 2014, o que já provocou a morte de centenas de civis.

"Não atacamos uma mesquita, mas sim um prédio que tínhamos como alvo, onde se realizava uma reunião [da Al Qaeda] e se situava a cerca de 15 metros de uma mesquita que ainda está de pé", disse o coronel John J. Thomas, porta-voz do Comando das Forças Americanas no Oriente Médio (Centcom).

O Centcom informou que "as forças dos EUA conduziram um ataque aéreo sobre um local de reunião da Al Qaeda no dia 16 de março em Idlib, Síria, matando vários terroristas". Posteriormente, o coronel Thomas admitiu que o ponto preciso do ataque não estava claro, mas que coincide com o local informado sobre a mesquita atingida.

"Vamos investigar as acusações de que este ataque provocou vítimas civis", disse o coronel.

Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório, informou que mais de cem pessoas ficaram feridas no ataque aéreo no vilarejo sob controle de grupos rebeldes.

"Ouvimos explosões quando a mesquita foi atacada. Foi logo depois da oração, momento em que, geralmente, acontecem aulas de religião para os homens", contou Abu Mohamed, morador do local.

"Quando cheguei, vi 15 cadáveres e muitos pedaços de corpos entre as ruínas. Alguns corpos eram impossíveis de identificar", disse.

Apesar do acordo de cessar-fogo estabelecido em dezembro de 2016 pela Rússia, principal aliada de Bashar al Assad, e pela Turquia, que apoia os rebeldes, a violência continua no país. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes