Presos de facções rivais são colocados no mesmo pavilhão em Alcaçuz

Transferência foi feita nesta segunda-feira (20) e, durante a revista nas celas, foram encontrados duas armas de fogo, 100 celulares e 700 armas artesanais, além de munições e drogas

© Reuters

Justiça Tensão 20/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Duas armas de fogo, 100 celulares e 700 armas artesanais, além de munições e drogas, foram apreendidos durante a operação pente-fino, realizada nesta segunda-feira (20), a partir das 5 horas, no pavilhão 1 do presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte.

PUB

A revista ocorreu após a transferência dos 800 presos que estavam no local, e também nos pavilhões 2 e 3 - que ainda serão vistoriados -, para o presídio Rogério Coutinho Madruga, chamado de pavilhão 5.

"Encontramos cerca de 100 celulares, aproximadamente 700 armas artesanais e facas, bem como duas armas de fogo. As revistas nos pavilhões 2 e 3 continuam sendo feitas e serão concluídas nesta terça-feira [21]", explicou Francisco Klenberg Batista, agente federal de execução penal e um dos coordenadores da operação.

O processo, segundo o portal G1, foi necessário para que seja realizada a reconstrução da maior penitenciária do Rio Grande do Norte, após rebeliões em janeiro, que deixaram pelo menos 26 presos mortos.

O problema é que, no pavilhão 5, para onde foram levados os presos da facção Sindicato do RN, estão também os integrantes do PCC. A situação tem causado preocupação na Coordenadoria de Administração Penitenciária.

"Não é viável colocar duas facções rivais juntas, somando um total de mais de 1.200 presos. Isso pode causar uma revolta generalizada em todas as unidades prisionais do estado”, considerou o órgão.

Mas Batista ressalta que os agentes da força tarefa do Departamento Penitenciário Nacional vão assegurar a segurança do pavilhão 5. "A força tarefa garante que não há possibilidade de confrontos. Os presos estarão separados e teremos efetivo suficiente de agentes para garantir a segurança na unidade ao longo de todo esse período".

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN também fez um alerta sobre os riscos. "Embora seja evidente a necessidade de reconstrução da referida unidade prisional, a operação idealizada pela FTIP do Ministério da Justiça trata-se de uma operação de altíssimo risco, não pelo fato de confinar no mesmo ambiente presos da facção PCC juntamente com presos da facção SCRN. Trata-se de uma operação de altíssimo risco em face dos desdobramentos para o que poderá acontecer para além do Complexo de Alcaçuz".

Leia também: Rebelião deixa jovem morto em unidade de internação no Recife

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 16 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'