Eunício diz que Senado vai votar 2º projeto sobre terceirização

De acordo com Eunício, a ideia é que o presidente da República faça uma "seleção" do que irá sancionar nos dois projetos aprovados

© Jane de Araújo/Agência Senado

Economia Reforma Trabalhista 23/03/17 POR Folhapress

Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a liberação ampla da terceirização baseada em um projeto de quase 20 anos atrás, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta quinta-feira (23) que os senadores irão votar nos próximos dias um projeto mais recente sobre o tema.

PUB

Ele se refere a texto apresentado em 2015, já aprovado pela Câmara, e que traz mais salvaguardas aos trabalhadores do que o projeto que os deputados enviaram para a sanção do presidente Michel Temer.

De acordo com Eunício, a ideia é que o presidente da República faça uma "seleção" do que irá sancionar nos dois projetos aprovados.

O texto que a Câmara votou nesta quarta foi desengavetado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como forma de driblar a resistência dos senadores de aprovarem a regulamentação da terceirização.

Apresentado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998, esse projeto havia sido aprovado na Câmara e modificado no Senado na época, precisando apenas de uma nova votação dos deputados para ir à sanção, o que acabou acontecendo.

A principal medida do projeto é liberar as empresas a terceirizar qualquer área de sua produção, incluindo aquelas diretamente relacionadas à "atividade-fim", o que vinha sendo barrado por jurisprudência da Justiça do Trabalho.

"Esse outro projeto que está tramitando vai ser o projeto para complementar, se for o caso, o projeto na Câmara, porque o Senado é a Casa revisora", disse Eunício, segundo quem é "natural" a Câmara ter recorrido à manobra de desengavetar um projeto de 20 anos que não teve o aval da maioria da atual composição do Senado.

PRÉ-TEMPORADA

Ao comentar a votação desta quarta, Rodrigo Maia afirmou na manhã desta quinta que não considera preocupante a vitória governista apertada na discussão da terceirização -231 a 188, apenas 43 votos de diferença.

A aprovação da reforma da Previdência, por exemplo, precisa de apoio expressivo por se tratar de emenda à Constituição -308 dos 513 deputados.

"Estamos no início da temporada do futebol, estamos na pré-temporada. Claro que o primeiro jogo depois da pré-temporada não é igual ao jogo no Campeonato Brasileiro. É claro que no Campeonato Carioca o time joga pior do que joga no Brasileiro. Tenho certeza de que nas próximas votações vamos jogar mais como um time campeão brasileiro do que um time campeão carioca, paulista ou de qualquer campeonato regional", disse Maia. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil CHUVA-RS 03/05/24

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 23 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

esporte Real Madrid Há 21 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 18 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama MADONNA-CANTORA Há 20 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 21 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 20 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

fama Relacionamentos Há 17 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 17 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

esporte NBA Há 22 Horas

Pacers eliminam Bucks e avançam nos playoffs da NBA; Knicks despacham 76ers