Dieta vegana não ajuda a perder peso

A alimentação vegana exclui todo e qualquer produto de origem animal, contudo, isso não significa perda de peso

© DR

Lifestyle SEM CARNE 23/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Não há uma dieta perfeita, nem tão pouco uma dieta que tenha o mesmo efeito em todas as pessoas. Contudo, é consenso que a dieta vegana é muito saudável e das que mais promove a perda de peso, graças à exclusão de gorduras de origem animal.

PUB

Leia também: De que carne é feita a mortadela?

Mas mesmo sendo promissora, a dieta vegana pode não promover a perda de peso, e existem cinco motivos para que isso aconteça. 

De acordo com a revista Time, um desses motivos é a quantidade de comida ingerida. Por serem mais saudáveis e naturais, os alimentos de origem vegetal tendem a ser consumidos em maiores quantidades, e por isso pode-se exagerar nas doses e nas calorias ingeridas. Como acontece com qualquer tipo de alimentação, a quantidade depende sempre de fatores como a prática de exercício físico, o peso, as necessidades e a capacidade de queimar gordura nos momentos de descanso.

Embora existam proteínas de origem vegetal tão completas quanto as de origem animal, o consumo de proteínas nem sempre é o mais adequado quando se segue uma dieta vegana, especialmente quando não há acompanhamento de um nutricionista.

Segundo a revista, fazer as principais refeições à noite (final de tarde e/ou jantar) é um outro motivo pelo qual nem sempre se consegue emagrecer com uma dieta vegana. Esta consequência existe em qualquer tipo de alimentação, mas visto que existe uma tendência para abusar nas doses, as consequências tendem a ser ainda mais nocivas nas dietas isentas de produtos de origem animal.

E tal como acontece com os alimentos isentos de glúten, também os alimentos veganos industrializados podem ser um erro, pois muitas vezes são altamente processados e repletos de sal, açúcar e gorduras (trans e saturadas).

Apesar da dieta vegana ser tão versátil e criativa quanto a alimentação mediterrânea, por exemplo, existe uma outra tendência associada a este tipo de regime que pode trazer consequências a médio e longo prazo: o consumo de sucos e shakes. Como lhe revelamos há tempos, estes sucos podem ser repletos de vitaminas, porém, não estão livres de açúcar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 11 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 10 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

fama Fake News Há 10 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

tech Espaço Há 10 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 10 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 11 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Televisão Há 11 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Guilherme Leon Há 8 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

mundo Japão Há 11 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos