Entenda a importância do consumo de fibras na alimentação

No Brasil, o consumo é de 10 a 15 gramas diariamente, enquanto OMS indica a ingestão de 25 a 35g/dia

© DR

Lifestyle INTESTINO 23/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendável é consumir diariamente de 25 a 35 gramas de fibras, isso porque elas ajudam no funcionamento adequado do sistema intestinal e contribuem para uma alimentação rica e saudável, dentre outros benefícios. Isis Graziela, nutricionista funcional e coach, cita que no Brasil, o consumo das fontes de fibras está aquém dessa necessidade, girando em torno de 10 a 15 gramas por dia.

PUB

Leia também: Aprenda a fazer uma pasta anti-inflamatória totalmente natural

"Esse tipo de alimento é muito indicado para pessoas que mantêm dietas para perda ou manutenção de peso e também diabéticos", explica a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da Pharmapele. "As fibras possuem inúmeros benefícios, como controle de taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia, além de ajudar na saúde cardiovascular, melhorar na função intestinal e por tabela a imunidade, já que o intestino está diretamente ligado ao sistema imunológico. Outro papel importante das fibras é no controle da obesidade, já que ela é capaz de proporcionar saciedade sem aumentar o valor calórico do prato", explica a nutricionista.

"É importante ressaltar que, para garantir todos os benefícios proporcionados pelas fibras, é necessário manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência", afirma a farmacêutica Luisa Saldanha. Além disso, é essencial também consumir de 1,5 a 2L diários de água, o que contribui para melhor atuação das fibras no organismo, de acordo com artigo publicado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

E como ter acesso a elas?

Hoje, é possível encontrar dois tipos de fibras, as solúveis (polpa de frutas, legumes, nutricosméticos com fibras etc.) e as insolúveis (presentes em grãos e cereais). De forma geral, a lista de alimentos ricos em fibras inclui itens como: feijão preto, ervilha, chia, batata doce, brócolis, milho, soja, dentre outros.

"Algumas estratégias para aumentar o consumo de fibras podem ser utilizadas, como consumir diariamente saladas, preferir frutas com cascas e bagaço, ao invés de sucos, ou se utilizar sucos - consumi-los sem coar. Além disso, incremente todas as refeições com fibras como linhaça, chia, aveia; cascas, bagaço e talos podem ser aproveitados em preparações como arroz, farofas, recheios etc.", afirma a nutricionista.

Mas, para garantir a praticidade, marcas como a Pharmapele trazem ao mercado produtos multifuncionais com fibras, além de outros benefícios para a saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula