Vacina contra febre amarela muda em 2018

A previsão corre devido à necessidade de garantir que haja doses suficientes da vacina

© Elza Fiúza/Agência Brasil

Brasil Mudança 24/03/17 POR Folhapress

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, afirma que novas mudanças na vacinação contra a febre amarela, como a possibilidade de extensão da vacina para crianças, estão em análise e devem passar a valer em 2018.

PUB

Conforme a reportagem publicou nesta quinta (23), há dois pontos principais em estudo.

O primeiro é a ampliação na área de recomendação permanente para a vacina, locais onde a imunização é indicada para a população e turistas que pretendem viajar para essas regiões. Hoje, essa área abrange 3.529 municípios.

Com o surto de febre amarela deste ano, porém, outros 177 municípios de Espírito Santo, Rio, São Paulo e Bahia passaram a ter recomendação temporária de vacinação.

Segundo ela, a expectativa é que esses municípios sejam incluídos na área de recomendação permanente. "Outras áreas também devem entrar, mas essa avaliação só conseguimos fazer ao final do surto", afirma. "Espera-se que até o fim de maio ou começo de junho esse surto seja interrompido. E aí vamos ter maior clareza", completa.

Outra mudança em estudo, como a Folha divulgou, é a possibilidade de oferecer a vacina em todo o país para crianças a partir de 9 meses, com uma segunda dose aplicada aos 4 anos. Com isso, a proteção estaria garantida por toda a vida.

"Hoje, 3.500 municípios fazem vacinação das crianças, aos 9 meses e 4 anos. Os outros 2.000 não fazem a vacinação de rotina no calendário. Qual a proposta do ministério? Fazer que em todo o Brasil a vacina de febre amarela passe a fazer tanto da área de recomendação quanto sem recomendação."

Segundo a coordenadora de Imunizações, a decisão por incorporar a vacina para todas as crianças ainda depende, no entanto, de uma avaliação sobre o risco de efeitos adversos -que podem ocorrer caso a vacina seja aplicada em pessoas a quem não é recomendada, como aquelas com o sistema imunológico comprometido.

"Falta ainda avaliar o risco-benefício, pois estenderíamos para uma área que hoje não tem casos, e que temos que colocar na balança. O benefício é que, a longo prazo, podemos ter toda a população vacinada", afirma.

Ainda segundo a coordenadora, outros Estados que já planejam incluir a vacina ainda neste ano podem fazê-lo caso adquiram as doses. É o caso de SP, por exemplo.

"Ele tem essa possibilidade [de iniciar antes], se conseguir comprar a vacina. Senão, tem que esperar a decisão do Ministério da Saúde, a menos que mude o cenário epidemiológico. Nossa proposta é fazer a vacinação [para essa faixa etária no país] em 2018", afirma.

A previsão corre devido à necessidade de garantir que haja doses suficientes da vacina. Atualmente, o Ministério da Saúde negocia com o laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz, a possibilidade de aumentar a produção para 70 milhões de doses por ano.

Ainda segundo ela, o governo deve lançar até o fim deste ano um sistema de registro com dados de cada pessoa vacinada e doses aplicadas.

A ideia é que seja possível saber com maior precisão quais os municípios com menor cobertura vacinal entre a população e quais têm habitantes já vacinados em outros locais. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 9 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 7 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 9 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 3 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

politica Bolsonaro Há 9 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 11 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo Espanha Há 4 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

fama Betinho Há 11 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas