Gravidade de Júpiter e Saturno origina manchas misteriosas em Ceres

O estudo correspondente está publicado na revista Geophysical Research Letters e a NASA apresentou uma breve resenha sobre o assunto

© NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Roman Tkachenko

Tech Nasa 25/03/17 POR Notícias Ao Minuto

O aparecimento de manchas misteriosas na superfície de Ceres está ligado a efeitos gravitacionais dos dois grandes planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno.

PUB

Cientistas norte-americanos descobriram que o ângulo de inclinação do eixo de rotação de Ceres (um planeta anão localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter) se alterou muito rapidamente por causa da gravidade de Júpiter e Saturno. Em consequência, manchas misteriosas e luminosas apareceram na superfície do planeta anão. O estudo correspondente está publicado na revista Geophysical Research Letters e a NASA apresentou uma breve resenha sobre o assunto.

 

A Swiftly Tilting (Dwarf) Planet: Shadowed, icy craters are a signature of #Ceres’ angled past. @NASA_Dawn news: https://t.co/kCM42EprEO pic.twitter.com/UzOE7aX737

— NASA JPL (@NASAJPL) 22 de março de 2017

O planeta anão Ceres pode estar a uma distância de várias centenas de milhões de quilômetros de Júpiter e Saturno, mas a gravidade destes gigantes influencia a orientação do planeta. As alterações na inclinação axial ou "obliquidade" de Ceres estão de fato relacionadas com outro parâmetro – a posição do gelo na superfície de Ceres.

Quanto menor é o ângulo de inclinação do eixo de rotação de Ceres, tanto maior é sua superfície obscura e inversamente. Os cientistas conseguiram identificar partes do planeta anão que mesmo com grandes ângulos de inclinação estão na sombra. Foi esclarecido que no lugar onde a sonda Dawn encontrou as manchas misteriosas há crateras. As manchas luminosas são de fato formadas por gelo que existe na superfície do planeta anão.

 Ceres é o terceiro corpo celeste do Sistema Solar com áreas de sombra permanentes, além de Mercúrio e da Lua. Vários cientistas acreditam que corpos de impacto são responsáveis pela presença de gelo nestes planetas. Entretanto, Mercúrio e Lua não possuem tão grande variabilidade de suas inclinações por causa da influência gravitacional estabilizadora do Sol e da Terra respetivamente. A origem do gelo nas crateras de Ceres é mais misteriosa. Ele pode se ter formado no planeta anão por si próprio ou por causa da queda de asteroides ou cometas.

The bottom half of this pair of craters is called Fejokoo; Its hexagonal shape is probably due to the presence of fractures in the crust. pic.twitter.com/4QAWNMVWGS

— Dwarf Planet Ceres (@CeresToday) 21 de março de 2017

A estação espacial Dawn foi lançada em 27 de setembro de 2007 por um foguete Delta II e atingiu a órbita de Ceres em 6 de março de 2015. O projeto de exploração de Ceres já custou mais de 500 milhões de dólares. Com informações do Sputnik Brasil.

Leia também: Brasil terá duas novas chuvas de meteoros; veja datas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia