Trump dá sinal verde para construção de oleoduto polêmico

"Vai ser um oleoduto incrível", anunciou o presidente norte-americano

© Reuters

Mundo EUA 24/03/17 POR Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu aval nesta sexta-feira (24) à construção do oleoduto Keystone XL, um projeto controverso que havia sido barrado por seu antecessor, Barack Obama.

PUB

"Vai ser um oleoduto incrível", anunciou Trump. "A melhor tecnologia conhecida por homens e mulheres, e, francamente, estamos muito orgulhosos disso".

O republicano deu autorização para que a empresa TransCanada realize as obras do oleoduto, estimadas em US$ 8 bilhões (R$ 25 bilhões).

O projeto prevê a construção de um oleoduto de mais de 2.700 quilômetros de extensão que carregará petróleo desde Alberta, no Canadá, até refinarias no Texas.

Segundo o presidente, o projeto reduzirá os custos energéticos e a dependência na importação de petróleo, além de criar milhares de empregos nos EUA, inaugurando uma "nova era na política energética" do país.

A TransCanada já anunciou que não cumprirá a exigência de Trump de usar preferencialmente canos de aço produzidos nos EUA no projeto. Segundo a empresa, grande parte do material adquirido tem origem canadense e mexicana.

O oleoduto ainda deve enfrentar problemas na Justiça por causa de disputas locais com indígenas e proprietários de terra que se opõem às obras em seus territórios.

Em 2015, Obama rejeitou a construção do oleoduto após pressões de grupos ambientalistas. Segundo a ONG Greenpeace, a liberação do projeto por Trump envia um sinal para o mundo de que os EUA estão "retrocedendo" nas políticas ambientais e energéticas. "O Keystone foi barrado uma vez antes e será barrado novamente", disse Annie Leonard, diretora da ONG nos EUA.

A retomada do Keystone sinaliza um giro da política ambiental sob Trump. A proposta de orçamento enviada pelo presidente ao Congresso reduz em 31% a verba destinada à Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês). Além disso, o escolhido do republicano para chefiar a EPA é Scott Pruitt, aliado de petrolíferas e crítico de longa data da agência. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 22 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 20 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos