Republicanos retiram projeto de Trump contra 'Obamacare'

O "Obamacare" obriga todos os norte-americanos a contratarem um seguro saúde, mas distribui subsídios para ajudar a população

© Reuters

Mundo Saúde 24/03/17 POR Ansa

Sem conseguir o apoio necessário, o Partido Republicano retirou nesta sexta-feira (24) o projeto de lei da reforma do sistema de saúde proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que substituiria o "Obamacare".

PUB

O texto devia ter sido votado na última quinta (24), mas a falta de consenso entre os conservadores fez com que a sessão fosse adiada em um dia, tempo no qual o governo pretendia reunir os números necessários para sua aprovação.

Após a prorrogação no prazo, Trump subiu o tom contra seus correligionários e ameaçou até manter a reforma do democrata Barack Obama caso seu projeto não fosse votado, porém a tática não deu resultado: os mais conservadores entre os republicanos consideravam o texto muito parecido com o Obamacare, enquanto os moderados o achavam excessivamente duro.

Nesta sexta, segundo fontes citadas pela "CNN", a própria Casa Branca pediu para o Partido Republicano, que tem maioria no Congresso, retirar o projeto da pauta parlamentar, em uma dura derrota para o magnata neste início de mandato. "Trump está convencido de ter feito todo o possível, mas não se pode obrigar as pessoas a votarem", comentou o porta-voz do governo, Sean Spicer, ainda antes da lei ser engavetada.

O "Obamacare" obriga todos os norte-americanos a contratarem um seguro saúde, mas distribui subsídios para ajudar a população. Já o plano de Trump, apelidado de "Trumpcare", derrubava essa obrigatoriedade e livrava as grandes empresas da necessidade de garantirem planos de saúde a seus funcionários.

Além disso, no projeto de Obama, seguradoras podem cobrar de idosos até três vezes mais que de jovens, enquanto no do republicano esse número subiria para cinco. O "Trumpcare" também reduzia a expansão do programa "Medicaid", serviço público para quem está fora do mercado privado, sob a justificativa de diminuir as despesas do governo.

Contudo, os dois programas mantinham o princípio da cobertura universal e impediam seguradoras de recusarem pacientes com condições médicas pré-existentes. "Agora vamos em frente com o corte de impostos. Quando o Obamacare explodir, talvez os democratas abram para um acordo", disse Trump aos jornais "The Washington Post" e "The New York Times". Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula