Atos na avenida Paulista começam com discurso e hino nacional

Líder do MBL, Kim Kataguiri, se posicionou a favor do fim do financiamento público de campanha e contra a lista fechada

© Reprodução / facebook

Brasil Notícias do Brasil 26/03/17 POR Folhapress

Separados por três quadras da avenida Paulista, os caminhões do MBL (Movimento Brasil Livre), na alameda Campinas, e do Vem pra Rua, no Masp, reuniram os primeiros manifestantes neste domingo (26) com discursos sobre questões ligadas à reforma política.

PUB

O líder do MBL, Kim Kataguiri, se posicionou a favor do fim do financiamento público de campanha e contra a lista fechada. "Ninguém aqui quer financiar campanha do Aécio Neves, do Renan Calheiros. Ninguém está aqui para financiar campanha de corrupto! Isso é um absurdo!"

O Vem pra Rua começou a sua manifestação com a execução do Hino Nacional. Por ora, a quantidade de pessoas se concentrando em frente ao carro do Vem Pra Rua é menor do que a do último ato de 2016, em dezembro.

 

Rogério Chequer, líder do Vem pra Rua, discursou sobre o risco de aprovação de anistia aos acusados de caixa dois no Congresso.

O grupo tem quatro pontos principais na manifestação de hoje: contra a anistia ao caixa dois, pelo fim do foro privilegiado, contra a lista fechada nas eleições e contra projetos relativos ao financiamento dos partidos políticos.

A presença policial na avenida Paulista é pequena neste domingo (26), durante o ato dos movimentos pró-impeachment. A reportagem não constatou a presença de policiais da tropa de choque nas proximidades da avenida.

Outros movimentos com trio são o Nas Ruas, Movimento Liberal Acorda Brasil, Brasil Livre dos Corruptos e Avança Brasil.

ALUGUEL

Fundador da rede de cursos jurídicos LFG, Luiz Flávio Gomes, 58, trouxe para a Av. Paulista um trio elétrico pedindo uma "faxina geral" na política brasileira. Pagou R$ 2.900 pela diária do equipamento.

Afastado dos movimentos Vem Pra Rua e MBL, os quais considera "chapa-brancas do governo Temer", Gomes estendeu uma faixa em que se lê: "Fora Temer! Fora Lula! Fora Aécio! Fora todos os corruptos!".

Gomes diz não haver uma solução imediata para o vácuo politico que a aceitação de sua proposta causaria. "Estamos a 16 meses (das eleições para presidente). Daqui a pouco surge uma", afirmou.

FROTA

O ator Alexandre Frota foi à Paulista declarar seu apoio à Operação Lava Jato e virou atração entre os manifestantes, com quem posou para fotos.

Frota se recusou a falar com a imprensa sobre a manifestação deste domingo: "Não dou entrevistas"

LULA NA CADEIA

No carro do MBL, o vereador Fernando Holiday faz discurso crítico ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O lugar de Lula, e é por isso também que estamos aqui hoje, é na cadeia", diz o jovem, eleito pelo DEM em 2016.

"Ele foi sim o chefe de quadrilha mais poderoso desse país", afirma Holiday. "Lula tentou fugir da Lava Jato, tentou jogar a culpa nos movimentos, mas ele não vai escapar."

Ele também criticou os ex-presidentes Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso. "O Fernando Henrique Cardoso, que hoje deveria se envergonhar, disse que Dilma era uma mulher honesta", afirma. "A cada dia que a investigação avança, nós temos certeza que nos últimos 13 anos nós fomos governados por bandidos."

JANAÍNA

Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, afirmou que nunca disse que o impeachment resolveria o problema da corrupção no Brasil, mas foi o início de um "longo processo de depuração da política nacional".

Criticado por manifestantes na Paulista, o foro privilegiado, para Janaína, tem um bom intuito em sua origem. No entanto, diz ela, "o constituinte não imaginava o número de crimes que pessoas detentoras do foro iriam cometer".

"Vai ter que mudar a forma como o STF julga os casos", disse a advogada.

Leia também: Atos pró-Lava Jato são marcados por baixa adesão neste domingo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 14 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 12 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 12 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 11 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 13 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens