Governo aposta em novos ministros do TSE para evitar cassação de chapa

Intenção do Planalto é articular prazo e trabalhar para que julgamento ocorra só a partir da segunda semana de abril

© Reuters

Política Dilma Rousseff 27/03/17 POR Notícias Ao Minuto

O ministro Herman Benjamin, relator da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, nas eleições de 2014, deve concluir o seu voto nos próximos dias. A partir de então, caberá ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, colocar o julgamento na pauta.

PUB

Para o governo, não interessa que todo esse processo ocorra de forma rápida. A intenção do Planalto é articular prazo e trabalhar para que isso ocorra só a partir da segunda semana de abril, de acordo com informações do jornal O Globo.

Auxiliares presidenciais avaliam que Herman votará a favor da cassação, já que ele não demonstra aceitar a tese da separação das contas de Dilma e de Temer, e ainda deve agir para influenciar dois ministros a seu favor: Henrique Neves e Luciana Lóssio. Como, no total, são sete ministros, o placar de três votos pela condenação complicaria muito a vida do presidente Michel Temer.

Mas, há um detalhe a favor do governo: tanto Neves quanto Lóssio deixam o tribunal nos próximos meses, especificamente no dia 16 de abril e 5 de maio, respectivamente. Para o lugar deles, Temer já decidiu os substitutos e indicará, nesta semana, o jurista Admar Gonzaga. O nome foi definido por Temer a partir de lista tríplice enviada pelo Supremo Tribunal Federal.

Para a vaga de Luciana, o indicado deverá ser o ministro substituto Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que também integrará uma lista tríplice a ser encaminhada pelo STF. Quem tem maior influência na formação das listas é o presidente do TSE, e cabe ao presidente da República a palavra final.

Para evitar que Neves e Lóssio tenham tempo de votar, o governo terá de contar com a "ajuda" de Gilmar Mendes. Quanto mais tarde ele decidir a data do julgamento, melhor.

Ainda de acordo com informações de O Globo, sem Neves, pessoas próximas a Temer acreditam num placar de 5 x 2 contra a cassação da chapa, e de 6 x 1, se Luciana deixar a vaga antes do começo do julgamento. Integram o TSE os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Napoleão Maia Filho, além de Gilmar Mendes, Herman, Luciana e Neves.

Leia também: Planalto quer barrar texto alternativo sobre terceirização no Senado

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 17 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'