Saiba o que é a VSR, doença que o filho de Felipe Andreoli teve

O médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, falou sobre a doença

© Reprodução

Lifestyle Maternidade 01/04/17 POR Notícias Ao Minuto

Na última quarta-feira (22), o pequeno Rocco, filho dos apresentadores Felipe Andreoli e Rafa Brites de apenas um mês de vida, deixou a  UTI de um hospital após passar seis dias internado com vírus sincicial respiratório (VSR).

PUB

Após a repercussão do caso na imprensa e nas redes sociais, muitas pessoas ficaram assustadas com uma publicação de Rafa falando do caso: desabafou e fez um alerta: “Atenção, papais, redobrem o cuidado nessa época do ano com o VSR. Álcool gel em tudo. Máscara em quem estiver com algum sintoma. Evitar lugares fechados”, escreveu na época.

Mas o que é a VSR? A doença pode atingir crianças e adultos, nas regiões Sul e Sudeste do país, principalmente nos meses de março e julho. Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado, mas pode ser fatal em bebês prematuros ou com fatores de risco associados, como doenças pulmonares e no coração.

Em entrevista ao jornal 'Extra', o médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, falou sobre a doença: "Quem pega uma vez não fica com imunidade para o resto da vida. As infecções subsequentes podem passar como um resfriado comum. Quando acomete bebês saudáveis, dificilmente se hospitaliza. Mas, naqueles que estão no grupo de risco, aumenta em 16 vezes o nível de hospitalização", disse, indicando que a Bronquiolite e pneumonia são as formas mais frequentes de infecção causada por VSR, transmitido pelo contato.

Kfouri ainda falou sobre os cuidados com a doença: "A imunização contra o VSR é oferecida pelo Sistema Único de Saúde para bebês prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida, assim como para bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas até os 2 anos", disse o médico lembrando que não existe um tratamento específico para a infecção por VSR, apenas para os sintomas.

O especialista alertou que ao surgir os sintomas, um médico deverá ser procurado para fazer um atendimento e seguir com tratamento adequado.

+ Saiba tudo sobre como ter melhor qualidade de vida e bem estar!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 20 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

tech Espaço Há 22 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

mundo EUA Há 23 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 20 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 19 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon