Aprovação de Trump cai após derrota no Congresso, diz pesquisa

O Gallup rastreia diariamente o percentual de americanos que aprovam ou desaprovam o trabalho de Trump

© Reuters

Mundo Sondagem 27/03/17 POR Folhapress

A aprovação do presidente Donald Trump atingiu um novo patamar de baixa nas pesquisas do instituto Gallup. A sondagem, divulgada nesta segunda-feira (27), captou o efeito da derrota do projeto de reforma do Obamacare na Câmara, na semana passada.

PUB

De acordo com o levantamento, 36% dos adultos dizem apoiar o desempenho do presidente americano, contra 57% que o desaprovam. O resultado mais baixo anteriormente apurado foi de 37% de aprovação, em meados de março.

O Gallup rastreia diariamente o percentual de americanos que aprovam ou desaprovam o trabalho de Trump.

As opiniões são colhidas por entrevistas telefônicas com aproximadamente 1.500 adultos e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado anunciado nesta segunda-feira é uma média de levantamentos feitos de sexta (24), dia da derrota republicana na Câmara, a domingo (26).

Desde o início de seu governo, Trump tem obtido maus resultados nas pesquisas -seu antecessor Barack Obama deixou o cargo com 58% de aprovação.

Embora venha implantando uma série de medidas prometidas em campanha, como desregulamentações na área ambiental, a derrota na Câmara e nas tentativas de impor restrições à imigração (por duas vezes barradas na Justiça) desgastam a imagem e a credibilidade política do presidente.

É muito cedo para juízos mais consistentes sobre os desdobramentos do governo, mas é certo que a situação política tornou-se mais complicada com as cisões que se explicitaram no Partido Republicano. O presidente manifestou sua decepção com correligionários, em especial com a ala parlamentar mais conservadora, chamada Caucus da Liberdade.

Ao mesmo tempo, o republicano fez acenos para os democratas na tentativa de ampliar o apoio no Congresso para levar adiante sua agenda.

Teoricamente, a proposta de Trump de implementar um plano de investimento em infraestrutura poderia contar com votos da oposição. Mas o próximo grande desafio na Câmara deve ser o projeto de reforma tributária.

Aparentemente com mais trânsito entre os republicanos, que historicamente inclinam-se por redução de impostos, a reforma pode encontrar obstáculos inesperados depois da crise que se instalou no partido depois do fracasso na reforma do Obamacare. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 18 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 17 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil 01/05/24

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 23 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 23 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna 01/05/24

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

fama Príncipe William Há 17 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

lifestyle Rosto Há 17 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!